Geral

Corrida dos doces de Cosme e Damião acende alerta para motoristas no trânsito

27 SET 2022 • POR Gesiane Sousa • 10h11
A distribuição de doces de Cosme e Damião ainda é viva em Corumbá, principalmente nos bairros da parte alta. - Capital do Pantanal

Os gêmeos Cosme e Damião são santos da Igreja Católica Romana, cujo dia no calendário cristão é 26 de Setembro. Já na Umbanda e seu sincretismo religioso, o dia de comemoração é 27 de Setembro - e é justamente a data que caiu no gosto popular, quando as pessoas saem às ruas em busca dos doces. Esta seria uma prova da força da influência umbandista na cultura local e do forte sincretismo religioso presente na comunidade pantaneira.

A tradição que sempre foi muito forte em Corumbá, ano após ano tem perdido representativade. Anos atrás, desde as primeiras horas do dia, os fogos anunciavam as casas onde haveria a distribuição dos doces, porém atualmente, a realidade é bastantes diferente. O movimento da corrida dos doces já não é tão visto na área central, ficando mais concentrado nos bairros da parte alta da cidade, mesmo assim, o alerta para condutores é mantido pela Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat) de Corumbá. Principalmente porquê algumas pessoas preferem fazer a distribuição dos doces em carros, que durante o trajeto entregam os saquinhos causando filas.

Outra parte dos devotos, preferem realizar festas e almoços beneficentes, como o caso de Tatiana Amorim, devota do bairro Centro América, que hoje faz um churrasco para 200 pessoas erm situação de vulnerabilidade em devoação e agradecimento à Cosme e Damião. "Minha vó era devota e após o falecimento dela eu mantive a promessa todos os anos", disse Tatiana ao Capital do Pantanal.