Geral

PMA realiza educação ambiental na III Mostra de Soluções Sustentáveis de Bodoquena

24 SET 2022 • POR Redação • 10h03
Aproximadamente 700 alunos e 80 participantes do evento passaram pelo estande da PMA. - Divulgação/PMA

Uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Miranda realizou ontem (23), Educação Ambiental na III Mostra de Soluções Sustentáveis, na cidade de Bodoquena, reunindo empresas, organizações sociais e de ensino. Aproximadamente 780 pessoas participaram da ação, das às 8h às 17h30. 

Um estande montado com animais silvestres taxidermizados (empalhados), inclusive com onça pintada, bem como outros materiais, produtos de apreensões em ocorrências de crimes ambientais, chamou a atenção dos 700 alunos de escolas municipais de Bodoquena e cerca de mais 80 participantes do evento. 

As pessoas receberam panfletos e os Policiais realizavam palestras curtas sobre as questões ambientais, como os desequilíbrios que levaram àqueles animais no estande a estarem mortos e não na natureza, tais como, caça, tráfico, atropelamentos, entre outros. Outros temas ambientais, como resíduos sólidos, desmatamento, os incêndios, poluição, também foram desenvolvidos com metodologias de dinâmicas de grupos. 

Educação ambiental é prioridade

Todas as 27 Subunidades da Polícia Militar Ambiental realizam Educação Ambiental. O Comando da PMA considera extremamente proveitoso o trabalho de Educação Ambiental, haja vista, toda a movimentação da população em defesa das questões ambientais. O Comando acredita que, só por meio da Educação Ambiental, principalmente com crianças e adolescentes, mas também com a comunidade em geral, as infrações e crimes ambientais diminuirão e, as decisões deles, que no futuro estarão no Comando das ações no País, com certeza, serão mais planejadas do que estão sendo agora. 

O Comandante da Subunidade de Miranda ressalta a importância da educação ambiental como atividade multidisciplinar e universal. Conforme a Constituição Federal de 1988 esta atividade deve abranger todos os níveis de ensino e segmentos sociais. Por esse motivo, todos os órgãos e, principalmente, aqueles voltados para o trato da questão ambiental, devem dispensar especial atenção para o tema.