Geral

Chuva começa a cair durante a madrugada no Porto da Manga

21 SET 2022 • POR Gesiane Sousa • 08h37
O comando da operação aguarda uma nova vistoria para decidir as próximas ações. - Divulgação/Bombeiros

Mais uma equipe de combate a incêndio florestal, composta por cinco militares, foi acionada para se deslocar em direção ao Porto da Manga. Os militares partiram na madrugada de ontem (20), às 03h, com a missão de levar equipamentos e prestar apoio a outras duas equipes que já estão no local desde a madrugada do dia anterior. 

A necessidade de reforço se deu por uma súbita mudança climática, com alternância constante na direção do vento, com quase o dobro de sua velocidade. Novos focos de incêndio surgiram na região e aumentar o pessoal em combate foi necessário.  

O Comando da Operação Pantanal 2022 destaca que o local é de difícil acesso, o que obriga os militares a realizarem grandes deslocamentos, tanto por terra quanto por água, para realizar o confinamento do fogo, bem como o combate direto às chamas. Mesmo sendo 4x4, as viaturas acabam atolando ou sofrendo avarias, o que aumenta o nível de complexidade dos deslocamentos aos focos georreferenciados pelos satélites.

Quando tudo parecia estar em situação crítica, uma boa notícia, também durante a madrugada, trouxe alívio para as equipes, a chuva começou a cair no Porto da Manga. Diante da ajuda da natureza, o Comando da Operação decidiu aguardar uma nova vistoria presencial pelas equipes presentes na região dos incêndios, bem como uma nova análise dos satélites. 

Duas equipessão mantidas de prontidão na base do Operação localizada no quartel do 3⁰ Grupamento de Bombeiros em Corumbá. Imagens gravadas por drone mostram a amplitude do incêndio na região.