Geral

Ministério do Meio Ambiente reforça medidas de combate à queimadas

19 SET 2022 • POR Assessoria • 16h13
A suspensão do uso do fogo deve ser observada até a segunda metade de outubro - Assessoria

O Ministério do Meio Ambiente reforçou as medidas de combate às queimadas, previstas no Decreto nº 11.100, de 22 de junho de 2022, com a finalidade de proteção dos Biomas Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado e Pantanal, durante o período de seca. A suspensão do uso do fogo deve ser observada até a segunda metade de outubro, quando é previsto o início do período de chuvas em grande parte do país. Esta medida vem sendo adotada desde 2020 com o objetivo de salvaguardar o direito constitucional a um meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Para implementar as atividades de proteção ambiental, o Ministério da Justiça e o Ministério do Meio Ambiente mobilizaram profissionais de todo o Brasil para a Operação Guardiões do Bioma. O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul está com a missão de prevenção e combate aos incêndios florestais na região pantaneira.
Há 114 dias foi estabelecida pela corporação a Temporada de Incêndios Florestais e a Operação Pantanal 2022, que está atuando no pronto-emprego para as ocorrências de incêndios florestais no Pantanal.
A Comandante da operação, Tenente-Coronel Bombeiro Militar Tatiane Dias de Oliveira Inoue coordena todas as ações direto da sede do 3º Grupamento de Bombeiros Militar no município de Corumbá-MS.
Outro fronte importante da operação, visando a melhoria da qualidade do ar e consequentemente a diminuição de problemas respiratórios que vem superlotando nossas unidades de saúde, é o combate a incêndios em vegetação nos perímetros urbanos. Essas emergências vêm sendo monitoradas com especial atenção pois, por muitas vezes, são causadas pelos moradores da localidade a fim de realizar a limpeza de área. Esse problema ocorre devido à falta de informação da legislação vigente e a uma cultura antiga de manejo do fogo.
Hoje foi registrado em Corumbá, próximo à fronteira com a Bolívia, nas imediações da Rodovia Ramon Gomes, uma ocorrência de incêndio em vegetação que trazia prejuízos ao ecossistema da região e à qualidade do ar da população. Sendo assim, após identificada a necessidade do combate pelo Sistema de Comando de Incidentes do CBMMS sediado no município, uma guarnição de combate a incêndio florestal, com 05 (cinco) Bombeiros Militares foi deslocada para o local a fim de combater as chamas.
O incêndio foi debelado com sucesso utilizando equipamentos pontuais e aproximadamente 500 litros d’agua. Neste incêndio tivemos o apoio do PREVFOGO/Ibama, instituição parceira e que nos auxilia de forma substancial no grande desafio de proteger o bioma pantaneiro.
O Corpo de Bombeiros Militar enfatiza a necessidade de conscientização da população quanto ao uso do fogo. Pois muitas vezes é necessário apenas uma pequena faísca para dar início a uma queimada de grandes proporções, destruindo vegetações e matando animais.