Geral

Sem transporte escolar, crianças precisam andar 36 km por dia para ir à escola

16 SET 2022 • POR Campo Grande News • 15h45

Doze crianças da zona rural da cidade de Porto Murtinho, localizada a 439 quilômetros de Campo Grande, estão há meses sem transporte escolar adequado. Hoje (16), o pai de um aluno flagrou o momento em que estudantes aguardavam a carona de um trator para poderem passar por atoleiro e chegar à escola.

De acordo com um vereador do município, Helton Atele, estudantes que moram nas fazendas Reata e NPP, que deveriam ser beneficiadas pela Rota Braunal de transporte, precisam andar 36 quilômetros por dia para poderem estudar. “Hoje estava uma temperatura de 10°C lá, muito frio. Essas crianças andam 18 quilômetros pra ir até a escola e mais 18 para voltar para casa”, detalha o vereador.

Segundo ele, está em andamento uma licitação aberta pelo município no valor de R$ 4 milhões para transporte escolar, mas o serviço não funciona como deveria. “Existe a licitação, existe a rota, mas o transporte não vai”, completa Atele. Esta reportagem teve acesso ao contrato inicial, no valor de R$ 1,3 milhão, cujas informações apontam que o primeiro documento foi assinado no dia 6 de outubro do ano passado e é válido até o dia 28 deste mês.

“Abertura de procedimento licitatório para contratação de empresa especializada em transporte escolar, com um (01) motorista por veículo e combustível por conta da empresa, para atender os alunos da área rural da Rede Municipal de Ensino de Porto Murtinho - MS, durante o exercício de 2021”, diz o texto. Ao longo dos meses outros valores foram acrescidos ao contrato “em razão do acréscimo de linhas de transporte escolar”, segundo o texto.