Geral

Motoristas de aplicativo criam cooperativa em Corumbá e promovem "buzinaço" neste sábado

16 SET 2022 • POR Redação • 12h25
Arquivo

Neste sábado, 17 de setembro, às 9h, os motoristas de aplicativo de Corumbá farão buzinaço pelas ruas da cidade. Os participantes  fazem parte da COOPEMAP - Cooperativa dos Motoristas de Aplicativo do Pantanal.

"Os últimos dois anos foram muito difíceis para todos brasileiros, devido todas consequências provocadas pela pandemia. Enquanto alguns se recuperam, outras categorias ainda sofrem consequências. É o caso dos motoristas de aplicativos, que tem visto sua atividade ser cada dia mais prejudicada, provocando a fuga dos motoristas e reduzindo a oferta para os usuários", afirma o presidente da cooperativa, Bernardino da Silva Arrua. 

O aumento no preço do combustível foi a principal causa, porém foi somado a profissionais já insatisfeitos com as péssimas condições de trabalho, insegurança, perseguição, e os valores recebidos devido as altas taxas dos aplicativos. Ou seja, para conseguir de fato ter lucro, eles se viam a cumprir jornadas de 10 a 14 horas por dia.

Devido a tudo que foi pontuado e uma insatisfação geral, os motoristas se uniram e criaram uma cooperativa chamada COOPEMAP - Cooperativa dos Motoristas de Aplicativo do Pantanal e neste sábado, irão promover um buzinaço em Corumbá.

O presidente da cooperativa, vê nessa iniciativa uma oportunidade de trazer ganhos mais justo para o motoristas e parcerias com empresas locais que beneficiarão tanto o motorista, como também o passageiro. "Lembrando que essa profissão se tornou o ganha pão de muitas famílias em nosso país, e hoje profissionais de diversas áreas que enfrentavam o desemprego, hoje conseguem atuar. O que os motoristas buscam é uma situação mais justa como profissionais. E claro, isso reflete no serviço prestado e quem ganha é a população que utiliza esse serviço", diz Silva.