Geral

Brigadistas pantaneiros são finalistas em Prêmio do jornal Folha de São Paulo

23 AGO 2022 • POR Redação • 12h27
Brigadas Pantaneiras, iniciativa do Mato Grosso do Sul, concorre na categoria Inovação em Meio Ambiente. - Gustavo Figuerôa

SOS Pantanal é um dos doze finalistas do Prêmio Empreendedor Social 2022, do jornal Folha de S.Paulo. O instituto concorre na categoria “Inovação em Meio Ambiente” com o projeto Brigadas Pantaneiras, projetando, em nível nacional, a urgente causa de se preservar o bioma. O projeto foi criado em 2020 como resposta ao fogo que devastou o Pantanal em proporções históricas: na pior seca dos últimos 47 anos, quase 4 milhões de hectares do ecossistema foram consumidos pela maior onda de incêndios de sua história. A iniciativa constitui-se como uma rede de brigadas de atuação permanente para prevenção e primeiro combate aos focos de incêndio na região.

Na categoria em que chegou a finalista, Brigadas Pantaneiras concorre com Idesam e Mapbiomas. O público elegerá, até 16 de setembro, as iniciativas favoritas em quatro segmentos: Destaques na Pandemia, Direitos Humanos, Inovação em Meio Ambiente e Soluções Comunitárias. Também é possível, por meio da publicidade promovida pelo prêmio, apoiar as ações com doações a partir de R$ 5. Além da escolha popular, um júri especial definiu quatros finalistas, um em cada categoria. Os vencedores serão revelados em 19 de setembro, durante uma cerimônia a ser realizada em São Paulo, com transmissão ao vivo pela TV Folha.

O projeto “Brigadas Pantaneiras” reúne 24 brigadas espalhadas nas porções sul e norte do Pantanal. A iniciativa, mantida pelo SOS Pantanal e pelo Documenta Pantanal, oferece apoio à estruturação de equipes novas ou existentes geridas por organizações de diferentes perfis que atuam em distintas regiões do bioma, tendo formado 305 brigadistas no ano passado. A capacitação dos brigadistas é constante e coordenada pelo Corpo de Bombeiros e pelo Ibama-PrevFogo. As brigadas treinadas, equipadas e integradas representam maior eficiência no combate ao fogo e menor utilização de recursos humanos e financeiros. Os resultados em 2021 comprovam: foram 76% de redução na área queimada e de 81% nos focos de calor detectados nas áreas protegidas pelas brigadas. A projeção de anos mais secos e quentes, contudo, acende o alerta para um cenário de incêndios cada vez mais devastadores, colocando em risco a biodiversidade e os moradores do bioma.

Para votar, acesse: https://empreendedorsocial2022.folha.com.br/

 

Sobre o Instituto SOS Pantanal

Fundado em 2009, o Instituto SOS Pantanal é uma instituição sem fins lucrativos que promove a conservação e o desenvolvimento sustentável do bioma Pantanal por meio da gestão do conhecimento e da disseminação de informações sobre o ecossistema para governos, formadores de opinião, comunidades, fazendeiros e pequenos proprietários de terra da região, assim como à população em geral. Tem por missão, ainda, atuar permanentemente em prol da conservação da biodiversidade e dos recursos naturais.

 

* Informações da Assessoria SOS Pantanal