Geral

Chuva recente não foi suficiente para alterar o quadro de seca no Pantanal

23 AGO 2022 • POR Gesiane Sousa • 08h21
Bombeiros visitaram diversas propriedades no Pantanal orientando fazendeiros quanto aos riscos de ocasionar queimadas.  - Divulgação/Bombeiros

Todos os anos, durante o período de estiagem, os Bombeiros de Mato Grosso do Sul se organizam na Operação Pantanal de modo a proteger ao máximo a integridade do Bioma, que nos últimos anos tem sofrido perdas drásticas de vegetação nativa, devido as severas secas que facilitam a ocorrência de incêndios.  

Segundo os Bombeiros, a chuva recente das últimas semanas não foi suficiente para mudar o cenário de seca no Pantanal. O monitoramento na região já está sendo intensificado novamente, em razão da nova estiagem prevista para os próximos dias. 

Até o dia 16 deste mês de agosto, a Operação Pantanal já empenhava 87 bombeiros militares e 14 viaturas, entre terrestres e embarcações. As equipes realizam monitoramento em tempo real através da Central de Comando e se dividem pelas regiões para o combate do fogo, educação ambiental e pronto atendimento as possíveis ocorrências.  

A educação ambiental e conscientização do proprietário rural é uma das estratégias dos Bombeiros para reduzir os incêndios. Foto: Divulgação/Bombeiros

Segundo dados recentes divulgados pelo MapBiomas, o Pantanal registrou entre janeiro e julho deste ano, 75.999 hectares atingidos por queimadas, o número sofreu 19% de redução no comparativo dos últimos quatro anos.  

A redução das queimadas no Pantanal, segundo os produtores pantaneiros, está relacionada diretamente às ações conduzidas pelo Governo do Estado, por meio da Semagro (secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), com o plano estadual de prevenção e combate ao fogo.     

No último domingo (21), o Corpo de Bombeiros realizou ações de prevenção e conscientização nas regiões do Pantanal. As guarnições foram divididas pelas proximidades da cidade de Corumbá, visitando os arredores do assentamento Tamarineiro, El Carmen, Jacadigo, Karandazal, assentamento São Gabriel e Passo do Lontra. Também foram visitadas diversas fazendas nas localidades destacadas, para conscientização da população sobre os riscos de ocasionar queimadas.