Geral

Proprietário é multado em mais de R$ 1,1 milhão por incêndio causado no Porto Esperança

20 AGO 2022 • POR Gesiane Sousa • 10h12
A região de Porto Esperança tem aproximadamente 60 famílias. - Divulgação/PMA

Na tarde desta sexta-feira (18), Policiais Militares Ambientais, que trabalham na operação Prolepse de prevenção à incêndios, receberam denúncia de que uma grande área na região de Porto Esperança, no município de Corumbá, teria sido incendiada.  A equipe foi até o local e constatou a veracidade da denúncia.

Foi localizada uma grande área incendiada, com dimensões medidas por GPS em 1.167,74 hectares, tratando-se do mesmo lugar onde na última semana, um grande incêndio foi combatido pelos Bombeiros. A suspeida de ação humana surgiu quando durante um sobrevoo de monitoamento, os Bombeiros avistaram a presença de pessoas na área queimada.  

O proprietário, homem de 56 anos, residente em Miranda, foi orientado quanto a proibição da queima e sobre os riscos de se perder o controle neste período seco. O infrator foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 1.168.000,00. 

A PMA ressalta que a queima controlada está proibida até o final do ano, inclusive, para quem possuía licença e não havia realizado a prática. O Comando da Polícia Militar Ambiental vem intensificando os trabalhos na Operação Prolepse de prevenção aos incêndios. Além disso, a população tem ajudado denunciando as pessoas que insistem em desrespeitar as normas.