Geral

Gestante é resgatada por helicóptero na Serra do Amolar

16 AGO 2022 • POR Gesiane Sousa • 08h41
Mulher relatava mal-estar, dores abdominais e febre que já durava três dias. - Divulgação/Marinha do Brasil

A mulher de 39 anos, professora na Escola da Barra do São Loureço, na região da Serra do Amolar, a cerca de 130 km de distância de Corumbá, está grávida de três meses, relatava mal-estar, dores abdominais, vômnitos e febre alta, que já durava cerca de três dias. 

Devido o difícil acesso ao lugar, o Corpo de Bombeiros solicitou o apoio da Marinha do Brasil, que por meio do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), que encaminhou uma aeronave do 1 º Esquadrão de Helicópteros 
de Emprego Geral do Oeste, para realizar o resgate da vítima na tarde desta segunda-feira (15).  

A mulher foi trazida com segurança até o Complexo Naval, acompanhada por uma equipe médica do Hospital Naval de Ladário (HNLa), onde uma viatura dos Bombeiros já aguardava para transportá-la até a Maternidade de Corumbá.  

A Marinha do Brasil esclarece que o resgate de vítimas, feito por meio de Evacuação Aero Médica (EVAM), empregando helicópteros do Com6ºDN, é uma ação de cooperação com o Corpo de Bombeiros e sua realização ocorre eventualmente em locais onde o acesso é difícil ou inviável via terrestre e em caso de comprovada emergência. O voo depende, ainda, de diversos fatores, como condições meteorológicas, período diurno, distância, entre outros.