Geral

Bombeiros apagam focos no Porto Esperança e PMA investiga possível ação humana

11 AGO 2022 • POR Gesiane Sousa • 08h05
Incêndios localizados no Porto Esperança foram exterminados por volta das 23h50 de ontem. - Divulgação/Bombeiros

A Central de Monitoramento por satélite, no Posto de Comando da Operação Pantanal 2022, identificou focos de calor na região do Porto Esperança nesta quarta-feira (10). A aeronave do Corpo de Bombeiros realizou sobrevoo e avistou fumaça nas fazendas Esperança e Vazante, além de pessoas em atitudes suspeitas próximas aos focos.  

Uma equipe com oito Bombeiros foi enviada para o combate imediato do incêndio, que foi exterminado por volta das 23h50 de ontem. Os militares permanecem na região nesta quinta-feira (11), para monitorar e agir de pronto em um possível retorno do fogo.  

Central de monitoramento acompanha a situação em tempo real. Foto: Divulgação

Uma equipe da Polícia Militar Ambiental foi acionada para averiguar possível ocorrência de crime no incêndio.

Operação Pantanal 2022

A operação deste ano, em combate à incêndios no Pantanal, conta com 61 Bombeiros militares, embarcações, duas aeronaves e cinco pilotos.

As equipes estão dividas em áreas de combate como no Porto Esperança, Região do Amolar, Abobral e Porto da Manga. Outras equipes desempenham trabalho de educação ambiental e conscientização da população, visitando fazendas, escolas e realizando blitz educativas. 

No Posto de Comando, militares monitoram em tempo real, por imagens de satélite, toda a região do Pantanal em busca de focos de calor, para que o enfrentamento aconteça o mais breve possível.