Geral

Sou empreendedor, não político; estou certo ou errado?

8 AGO 2022 • POR Dendry Rios • 13h25
Oque a política tem a ver com o empreendedorismo. - Imagem Ilustrativa

Muitas pessoas me abordam com várias pautas relacionadas ao empreendedorismo e todas as dúvidas acabo contribuindo para uma solução. Porém, se filtrar os assuntos relacionados a atividade empreendedora, sempre chegaremos a conclusão que tudo passa pela política.

Exatamente isso! Tudo passa pela política. Uma rua que não tem iluminação pública, um funcionário que está há horas no posto de saúde que não tem médico, um funcionário que pede adiantamento salarial para comprar medicamentos que não tem na rede pública, uma escola que não tem aula porque os professores estão em greve e o funcionário precisa levar o filho para a empresa, um imposto que está tomando conta do lucro da empresa, uma avenida movimentada que causa acidentes dia e noite, um serviço público de asfalto que não termina nunca em frente a empresa, entre vários outros exemplos simples e fácil de compreender.

De funcionários a patrão, todos devem estar atentos aos rumos que se toma em uma cidade, Estado ou país. Mas, em quem vou votar? O que devo fazer para que a minha região seja desenvolvida.

Está mais do que na hora de todos da empresa sentarem, tomarem um café e conversarem sobre política e em quem depositar o voto de confiança. E não estamos falando de receber visitas de candidatos vendendo sonhos e ilusões ou porque fulano recomendou receber o político na empresa.

Estou falando de propostas, de personalidade, de histórico de trabalho, de índole, de credibilidade. Cuidado quem você coloca dentro da sua empresa para falar com sua equipe e seus familiares. Muitos candidatos querem, nos bastidores, trocar benefícios enquanto na verdade deveriam mirar em propostas coletivas.

Não vale a pena trocar quatro anos, no mínimo, por algumas vantagens momentâneas.

E se você e sua equipe não estão dispostas a discutir política e pensar no futuro do Estado e do país, como são as eleições agora, estejam dispostos a aceitarem o que as demais pessoas definirem e sem direito de reclamar.

Tudo que envolve uma carreira profissional ou atividade empresarial sempre terá o envolvimento da política e estou dizendo que é justamente a política partidária, aquela em que nós elegemos os nossos representantes.

Mude de conceitos. Adote hábitos simples na sua empresa e busque dialogar com seus funcionários e familiares. Mas, se você colocar seus interesses comerciais na frente dos interesses coletivos quando o assunto for política e representatividade, esqueça, não dará certo.

Até pode dar certo pelos próximos dias, mas essa fatura do descaso público vai chegar. 

Pare de reclamar, pare de apontar o dedo, pare de criticar e comece a organizar debates, reuniões com seu público e defina os rumos do seu voto. Só assim vamos ter serviços públicos decentes com legisladores e chefes de executivos comprometidos com a causa coletiva e não individual.

Quem muito quer, nada tem. Quem muito fala, pouco executa.

Tome atitude hoje mesmo e se desejar conversar mais sobre isso, conte comigo. Fale comigo
pelo Instagram: @dendryrios ou no WhatsApp (67) 99251-0791


 

Dendry Rios é profissional de Administração, gestor de recursos humanos com pós-graduação, comunicador e assessor profissional. Foi diretor e presidente de entidades classistas na área do empreendedorismo e autoria de várias produções editoriais.