Geral

Morte de animal por leishmaniose aciona "Inquérito Canino" na Codrasa

3 AGO 2022 • POR Gesiane Sousa • 10h48
Outros dois cães testaram positivo para leishmaniose e precisaram ser levados pela carrocinha. - Divulgação/PML

Nesta terça-feira (2), a Vigilância Sanitária de Ladário deu início a ação de “Inquérito Canino”, na região da Codrasa, localizada na Zona Rural do município. O órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde foi acionado juntamente com o Canil, após o registro de um óbito ocorrido por conta da contaminação de leishmaniose.  

Foram realizados testes de leishmaniose nos animais do quarteirão, nos quais foram possíveis detectar a existência de dois animais infectados com a doença. Eles foram retirados da região pela carrocinha. Dando continuidade ao cronograma, será efetuada a ação de Borrifação Química, que é acionada após o inquérito canino, visando garantir a limpeza do local. 
 
O que é o Inquerido Canino?  

Após acionado, a equipe  do NCZ (Núcleo de Controle de Zoonoses) e do Canil fazem teste de leishmaniose nos animais do quarteirão, parar localizar os infectados, assim que localizado, os animais são retirados da área pela carrocinha para não contaminar os demais, e em seguida é acionada a ação de borrifação química, para dedetizar o local e eliminar os focos de mosquitos da leishmaniose.