Geral

Vereador questiona qualidade do asfalto das obras de pavimento no centro da cidade

2 AGO 2022 • POR Assessoria Câmara Municipal • 08h53
Nelson Dib aponta que o asfalto implantado está sofrendo rachaduras e esfarelamento em diversos trechos. - Divulgação

O vereador Nelsinho Dib está solicitando à AGESUL (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), com cópia à Prefeitura, o envio de informações referentes à qualidade do material que está sendo utilizado nas obras de pavimentação asfáltica no centro da cidade, em substituição às lajotas sextavadas. 

Disse que tem sido cobrado de forma constante, devido ao tipo de pavimento que está sendo implantado. Ressaltou que o asfalto “está sofrendo esfarelamento e rachaduras em diversos trechos”, e que é preciso fazer as correções necessárias para evitar prejuízo ao erário público. 

Banheiros químicos  

O vereador requereu à Prefeitura, a instalação de banheiros químicos na região do Porto Geral aos finais de semana e feriados, em virtude do grande movimento de pessoas no local. 

Explicou que o Porto Geral é um ponto turístico da cidade, e que não há “infraestrutura adequada para atender esse grande fluxo de pessoas, principalmente quanto a disponibilização de banheiros públicos. Por isso estamos pedindo, de forma emergencial, a instalação dos banheiros químicos, até que sejam construídas instalações sanitárias fixas”, reforçou. 

Plano emergencial 

O vereador sugeriu à Prefeitura, a criação de um plano emergencial para atender setores da cultura corumbaense, como forma de minimizar os efeitos decorrentes da pandemia da Covid-19. 

A sugestão foi feita durante sessão ordinária da Câmara por meio de requerimento endereçado ao prefeito Marcelo Iunes, com cópia à secretária de Assistência Social e Cidadania, Amanda Cristiane Balancieri Iunes, e ao diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joilson Silva da Cruz. 

“É importante criar um plano emergencial que leve a ações efetivas que ajudem a mitigar os efeitos da pandemia, principalmente no tocante a perda ou redução drástica nas receitas financeiras dos diversos artistas de nosso município”, explicou, citando que se trata de um pleito de representantes das várias atividades que fomentam a cultura corumbaense. 

Segurança  

Por outro lado, Nelsinho está solicitando maior segurança na região do Cemitério Santa Cruz, localizado no centro da cidade. O pedido foi feito ao secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Cézar Freitas Duarte, com cópia ao prefeito Marcelo Aguilar Iunes. 

No requerimento, o vereador pediu providências cabíveis visando reforço na segurança para evitar violações das sepulturas que estão sendo danificadas, inclusive com furtos. 

Trânsito  

Ao diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Paulo André de Araújo Junior, o vereador solicitou estudos de viabilidade técnica visando instalação de semáforo ou outro tipo de sinalização, visando minimizar os riscos de acidentes na rotatória existente no cruzamento das ruas Edu Rocha e Dom Pedro II, no Bairro da Popular Nova. Explicou que o tráfego de veículos é intenso no local e que é preciso equipamentos necessários para maior segurança de todos que transitam pelo trecho. 

Iluminação 

Ao secretário Ricardo Ametlla, de Infraestrutura e Serviços Públicos, pediu serviços de manutenção do sistema de iluminação pública na região do Centro de Educação Infantil Professora Miriam Mendes, na Rua Major Gama, esquina com a Rua José Barros Maciel, s/nº, Bairro Guatós, que está completamente escuro, deixando os moradores inseguros devido a ações de marginais.