Geral

Escola Municipal João Baptista é reinaugurada após ampla reforma

28 JUL 2022 • POR Gesiane Sousa • 08h11
Unidade escolar tem capacidade para atender mais de mil alunos em três turnos. - Divulgação/PML

A Escola Municipal Professor João Baptista, localizada no bairro Santo Antônio, em Ladário, passou por ampla reforma, conforme divulgado pela prefeitura municipal, e foi entregue a população nesta terça-feira (26), com a presença de todo o administrativo municipal e representantes do poder legislativo da cidade. Ex-alunos também participaram da festa, que teve lanches e apresentações culturais.

A Secretária Municipal de Educação, Elizama Medina, exclamou que a escola João Baptista "é a nossa maior unidade educacional, com capacidade para atender mais de mil alunos nos três turnos da manhã, tarde e noite. E hoje a estamos recolocando em atividade". "Tudo isso tem um significado que é o de melhor atender os alunos que aqui estudam, e garantir-lhes um futuro brilhante", complementou o Secretário Municipal de Administração, Luciano Jara. 

O gestor educacional do João Baptista Valtencir Teixeira de Carvalho de Almeida, pediu para que o público presente aplaudisse a equipe de engenheiros da prefeitura, os servidores da Guarda Municipal, e os profissionais da educação envolvidos na reforma. "Desde 2017 a escola João Baptista estava abandonada. Determinamos que o projeto anteriormente elaborado fosse refeito para atender de modo integral a comunidade que aqui frequenta. O tempo da reforma foi o necessário para atendermos a legislação vigente e podermos entregar uma escola nova, com a melhor estrutura escolar pública da região", esclareceu o Prefeito de Ladário, Iranil Soares.

A reforma da unidade escolar iniciou em abril de 2020 e a previsão era que terminsse até novembro do mesmo ano, a obra se prolongou por mais de dois anos e levantou certa polêmica devido o valor orçado de R$ i.690,972,36. O custo foi justificado e defendido pelo prefeito Iranil Soares, em nota enviada ao Capital do Pantanal , em junho de 2020, conforme trecho a seguir: "O processo de reforma com ampliação da Escola João Baptista tem abrangência total à edificação tendo em vista o estado avançado de patologias devido à ao desgaste natural dos materiais e falta de manutenção predial adequada, sendo estes atestados pelos técnicos da prefeitura e notórios aos que eram usuários ou adentravam na edificação. Assim sendo, foram desenvolvidos os devidos projetos para a obra, sendo eles: - Arquitetônico; Estrutural de Concreto; Estrutural de Metálica; Elétrica; Cabeamento; Hidráulico; Esgoto; Drenagem e PSCIP - Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico. Tudo para se adequar aos parâmetros técnicos exigidos de acordo com a legislação do Corpo de Bombeiros, MEC, Código de Obras Municipal e de acessibilidade".