Geral

Anta ferida e debilidade é resgatada em fazenda no Pantanal

25 JUL 2022 • POR Gesiane Sousa • 07h58
Animal tinha diversos ferimentos pelo corpo, já com larvas. - Divulgação/PMA

Proprietário de uma fazenda, localizada na região conhecida como Colônia Cachoeira do Apa, a 90 km da cidade, acionou os Policiais Militares Ambientais de Porto Murtinho neste domingo (24), para efetuar a captura e resgate de um animal silvestre da espécie Tapirus terrestris (anta), que apareceu na propriedade. Segundo o comunicante, o animal estava extremamente debilitado e com vários ferimentos de pele. 

A PMA de Porto Murtinho solicitou que a PMA de Bonito levasse um veterinário voluntário para acompanhar a equipe e, feito isso, foram juntos ao local e resgataram a anta, um macho adulto, que estava extremamente fraco. 

O médio veterinário do Aquário Natural de Bonito, Marcelo Aparecido de J. Mathias acompanhou as equipes e examinou preliminarmente a anta, verificou que ela apresentava vários ferimentos de pele no tronco e na face, que seriam sintomas de miíase (larvas). 

O animal foi hidratado, alimentado e em seguida encaminhado para continuidade do tratamento médico veterinário no Aquário Natural da cidade de Bonito. Logo que os veterinários o tratem e o liberem, o animal será devolvido ao seu habitat natural.