Geral

Dono de sítio é multado em R$ 5 mil por manter gado degradando área protegida

9 JUL 2022 • POR Gesiane Sousa • 08h48
O infrator responderá por crime ambiental, com pena prevista de um a três anos de detenção. - Divulgação/PMA

Policiais Militares Ambientais de Batayporã realizavam fiscalização ambiental nas propriedades rurais do município de Novo Horizonte do Sul nesta sexta-feira (8), quando receberam denúncia de degradação de um manancial em uma propriedade rural. A equipe foi ao local e verificou que o proprietário de uma fazenda estava criando gado degradando matas ciliares de um córrego (Área Protegida de Preservação Permanente), que corta a propriedade. 

Os Policiais perceberam que o gado pertencente ao denunciado estava pisoteando a área protegida, inclusive, dentro do córrego, causando processos erosivos de ravinas, afetando a área de vegetação ciliar e, causando assoreamento do córrego pelo carreamento do sedimento da área degradada.  

O infrator, homem de 62 anos, residente em Novo Horizonte do Sul, foi notificado a remover o gado da área protegida e a recuperar e proteger a área de vegetação ciliar do córrego. Ele também foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 5.000,00 e também responderá por crime ambiental, com pena prevista de um a três anos de detenção.