Geral

Mulher vítima de AVC é socorrida às pressas por viatura da PM

2 JUL 2022 • POR Redação • 11h52
Vítima foi levada de viatura para UPA Guatós e ficou internada no CTI. - Divulgação/PM

Em rondas em bairros de Corumbá, neste sábado (2), a equipe da Patrulha Comunitária da Polícia Militar (PM), foi acionada por um homem que se encontrava em total desespero, acenando as mãos e clamando por socorro dizendo: “Minha mãe está morrendo”. Os policiais pararam a viatura e foram prestar apoio.  

Quando entraram na casa, uma senhora se encontrava deitada em um sofá, ela apresentava sinais de convulsão, inconsciência, não tinha coordenação motora, apresentava sialorreia (excesso de saliva), não era responsiva e a língua já estava em processo de endurecimento. As características eram de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). 

Diante da gravidade, e sem tempo hábil para acionar uma equipe especializada de socorro, os policiais militares, com intuito de salvaguardar a vida da senhora, tomou a atitude de prestar o socorro e, com ajuda dos filhos a colocou na viatura (Base Móvel), e a conduziu até a unidade de saúde mais próxima, a UPA Guatós.   

Ao chegar ao local, a vítima foi colocada na maca da emergência e foi entregue aos cuidados da equipe de plantão. O médico Dr. Marcos, disse que a senhora estava tendo um AVC e que se o socorro demorasse um pouco mais, ela poderia ter graves sequelas ou até mesmo vir a óbito. O médico ainda relatou que a senhora será transferida para o CTI (Centro de tratamento Intensivo).  

Segundo os filhos da vítima, o tempo de início dos sintomas até a chegada na UPA durou aproximadamente 20 minutos.