Por que a empresa não me valoriza se eu trabalho certinho?
12 ABR 2022 • POR Dendry Rios • 10h14Essa frase é mais comum do que se imagina em rodas de conversas de colaboradores possivelmente insatisfeitos. E a conversa não é realizada apenas no ambiente de trabalho, mas se estende a momento de entretenimento fora da empresa.
“Eu trabalho tanto, me dedico, sou ético, sou correto, nunca roubei nada da empresa, sou um doador de trabalho, ajudo meus colegas, visto a camisa mesmo com toda motivação, sempre que precisam estou por lá, etc etc etc etc etc e por aí vamos longe com as afirmações que deixariam todos os patrões felizes. Patrões no sentido popular de explicar quem é o diretor ou proprietário da empresa.
Mas, o que você está fazendo na empresa e pela empresa está realmente correto em relação ao seu entendimento de estar sendo útil? Veja bem, fazendo “na” empresa e “pela” empresa são situações diferentes.
Fazendo “na empresa” é desempenhar suas atividades com tudo que existe de melhor dentro de você e para o qual você está sendo remunerado. Ser ético – titulação atribuída a muitos como um motivo de orgulho – é no mínimo uma exigência simples que todos precisam ter desde que nascem. E na empresa não seria diferente.
Saber utilizar o tempo para produzir aquilo que a empresa precisa, cumprir os horários e determinadas regras e entregar resultados como esperado dentro da sua capacidade. Isso é fazer “na empresa”. É você estar lá sendo o melhor dos melhores.
Já o fazendo “pela empresa” é como você contribuiu além do que o empregador – patrão – espera de você. E não estou falando para você trabalhar a mais do que o seu horário, ficar fazendo funções que não são suas, fazendo o serviço dos outros, etc. Estou dizendo do que você entrega para a empresa além do que é pago para fazer.
Você contribuir com os projetos solidários? Ah, entendi, a empresa nem tem isso. Mas você já apresentou uma ideia para realizar algo e fazer a diferença na vida de quem precisa? Você já apresentou ideias para melhorar a comunicação interna? Ah, entendi, talvez não fez porque você não tem conhecimento técnico para isso, certo? Mas já deve ter visto em algum outro lugar uma ideia top que ajudaria muito na empresa em que trabalha, certo? Você participa de atividades extras que ajudam na qualificação profissional? Ah, entendo, nem tem isso na empresa. Mas você já viu algum treinamento, palestras, ou algo nessa linha que pudesse contribuir com todos? Ah, entendi. Você não é do recursos humanos ou da diretoria para ficar se metendo nessas coisas, certo? Você já fez alguma postagem no seu status ou stories divulgando algum produto ou serviço da empresa ou dizendo que tem orgulho de trabalhar lá? Ah, entendi. Você não mistura assuntos da empresa com sua vida particular, certo? Mas aposto que você já foi em alguma festa, conveniência, restaurante, loja ou viagens e tirou várias fotos e fez a divulgação marcando o lugar, certo? E o que você ganhou com isso?
São pequenos detalhes que podemos compreender o que significa fazer “pela empresa”, pelo lugar onde trabalhamos, onde “tiramos o ganha pão”, onde podemos mostrar o quanto evoluímos a cada dia e onde podemos aprender enquanto trabalhamos.
Antes de crescer, é preciso ser pequeno. Antes de pensar grande é preciso entender como é pensar pequeno e antes de querer algo grandioso para a sua vida, é preciso dar valor às pequenas coisas. Ninguém nasce perfeito, mas vem ao mundo com oportunidades.
Muitas empresas aceitam promover, dar aumento salarial, melhorar os benefícios e investir no colaborador. Mas é preciso que o colaborador se coloque no lugar da empresa. Será que eu mereço? Estou pronto para tal conquista/vitória?
Se a resposta for sim. Parabéns. Então avance em conquistar a valorização e remuneração que tanto deseja. Se a resposta for não, é sinal de que você pode reavaliar sua conduta e construir sua imagem para obter as conquistas.
Agora, se a resposta for, talvez. Ou se for “pra que vou fazer tudo isso se lá na frente ninguém vai me dar bola”, aí temos uma preocupação em jogo e algo perigoso:
Você não está acreditando na pessoa mais especial e fantástica do mundo: Você mesmo!
Invista em conhecimento, equilíbrio emocional, busque motivação e perceberá o mundo melhorar não apenas no seu ambiente de trabalho, mas dentro de casa e até mesmo com os amigos.
E se quiser conversar, conte comigo. Posso te ajudar e aprender com você, pois uma coisa é certa: “quem muito fala, pouco executa” e do nosso bate-papo pode sair uma parceria brilhante.
Tome atitude hoje mesmo e se desejar conversar mais sobre isso, conte comigo. Fale comigo pelo Instagram: @dendryrios ou no WhatsApp (67) 99251-0791.
Dendry Rios é profissional de Administração, gestor de recursos humanos com pós-graduação, comunicador e assessor profissional. Foi diretor e presidente de entidades classistas na área do empreendedorismo e autoria de várias produções editoriais.