Geral

Comitê de Enfrentamento da pandemia recomenda cancelamento do Carnaval em Ladário

6 JAN 2022 • POR Gesiane Sousa • 08h16
Prefeitura de Ladário analisa recomendação do Comitê de enfrentamento da Pandemia. - Arquivo

A sensação de estabilidade da pandemia e redução dos casos de Covid-19 duraram pouco na região, um novo surto tem ameaçado a saúde de Ladário e Corumbá, cidades irmãs que compartilham da mesma estrutura hospitalar. O surgimento da variante Omicron, além da Influenza H3N2 e os casos de Flurona, duplo contágio, têm alertado as secretarias de saúde para a não realização das festividades do carnaval na região.  

Josiane Braga, secretária de saúde, apoia recomendação do Comitê e reintera que o carnaval pode ser comemorado fora de época. Foto: Divulgação 

Nesta quinta-feira (5), a secretaria de saúde do município de Ladário se reuniu com o Comitê de Enfrentamento da Pandemia e juntos concluíram que não é momento de folia. Solicitaram ao prefeito da cidade, Iranil Soares, que cancele o Carnaval de 2022. “Diante do cenário que estamos vivenciando com casos da Covid, óbitos e aumento de casos de síndrome gripal, decidimos reunir o Comitê de Enfrentamento e recomendamos ao executivo a não realização de qualquer evento que haja aglomeração, tanto em espaços abertos quanto em locais privados” declara a secretária de Saúde Josiane Braga, que lembrou ainda que a Santa Casa, em Corumbá, é o único estabelecimento hospitalar referenciado na região para os municípios de Corumbá e Ladário, e o aumento da procura poderá ocasionar super lotação na unidade. Para Josiane, "em qualquer outro momento podem fazer carnaval fora de época, porém a vida é única".   

No último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria de saúde de Ladário, a cidade apresentava do início da pandemia até dezembro de 2021, 2.861 casos confirmados e 66 óbitos por Covid-19.  

Corumbá também apresenta um crescente número de novos casos de Covid, saindo do mês de outubro com 43 casos positivos, para novembro com 194 e dezembro com 342 novos casos. Fora os casos de gripe que lotaram o Pronto Socorro e a Upa no mês de dezembro com mais de 3.500 atendimentos por semana.  

Corumbá registrou quatro casos de Flurona, infecção dupla de Influenza e Corona, sendo 3 crianças e um adulto. Nenhum dos pacientes tomaram a vacina contra a Influenza, e a pessoa adulta tomou apenas 1 dose da vacina contra a Covid-19. 

Diferente da prefeitura de Ladário, Corumbá ainda não se manifestou sobre a ocorrência do carnaval na cidade, porém é certo de que os números dos dois municípios devem ser levados em consideração nessa tomada de decisão devido à proximidade das duas cidades.