Geral

Campus Corumbá do IFMS celebra dez anos de implantação

15 DEZ 2021 • POR Gesiane Sousa com informações do IFMS • 10h21
O IFMS teve o funcionamento autorizado em 2011, mas desde 2010 a instituição já desenvolvia atividades no município. - Divulgação

O Campus Corumbá do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realizou neste mês de dezembro, uma série de atividades alusivas às comemorações dos dez anos de implantação da unidade no município. A programação contou com palestras, apresentações culturais, competições de jogos virtuais, visitas técnicas e salas temáticas. 

Foram realizadas também oficinas de dança, teatro, sobre geração de energia, ideação de negócios, biologia na prática, elaboração de projetos, entre outros temas. Uma sala temática abordou a contribuição da mulher para a ciência. 

O pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Felipe Fernandes, que representou a reitora Elaine Cassiano na cerimônia e é professor do campus, recordou os momentos de construção da identidade da unidade. 

“Destaco a força e resiliência dos servidores e estudantes que permaneceram um longo tempo em sede provisória, onde construímos a história do campus e vivemos muitas alegrias. Esta é uma noite de olhar para os acertos e erros do passado e de refletir no planejamento de um futuro ainda melhor para a comunidade do IFMS da região de Corumbá e Ladário”, comemorou. 

Autoridades e representantes locais participaram do evento realziado no dia 10 de dezembro. Foto: Divulgação

A deputada federal Bia Cavassa participou do evento e comentou a celebração com muita emoção em sua rede social. Bia lembra que acompanhou de perto a chegada do IFMS na cidade, quando seu falecido marido, Ruiter Cunha, ainda era prefeito da cidade. "Ter participado desse início me traz orgulho e uma alegria muito grande de ver como o IFMS se agigantou e tornou-se uma referência nacional em qualidade de ensino, tão importante para nossa cidade e principalmente para os nossos jovens que aqui chegam para projetar e construir o seu futuro. No decorrer do meu mandato tenho estado presente aqui sempre que posso, e me esforçado muito na viabilização de recursos para desenvolver ainda mais nosso querido IFMS", relata a deputada.

Para o diretor-geral do campus, Wanderson Batista, a celebração da primeira década da unidade traz consigo o sentimento de concretização de um sonho realizado e esperanças de um futuro próspero. 

“São dez anos de conquistas, com mais de 1.400 estudantes formados, que multiplicam conhecimentos e formação com toda a sociedade, impactando no município e região. Esse é o resultado de um trabalho conjunto entre família e escola, e vamos seguir trabalhando incansavelmente para que tenhamos mais dez, 20, 100 anos de sucesso”, previu o diretor. 

Durante a cerimônia, autoridades locais, os ex-diretores do campus - Luiz Simão Staszczak, Rafael Santos, Claudia Fernandes e Sandro Santos -, servidores e estudantes foram homenageados.  

Uma das homenagens foi entregue à acadêmica do curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Flaviane Ortiz, 20, egressa do curso técnico em Informática e, recentemente, primeira colocada no processo seletivo para estágio da Vale, uma das maiores empresas de mineração do mundo que atua em Corumbá. 

"Estudo no Campus Corumbá há seis anos e, nesse período, me formei técnica em Informática, fui monitora, fiz cursos de idiomas e estou concluindo o ensino superior. Aqui criei laços inestimáveis e, agora, partilho minhas conquistas, como a própria aprovação para a graduação e para a seleção para estágio da Vale", relatou a acadêmica. 

Histórico

O Campus Corumbá do IFMS teve o funcionamento autorizado em 2011, após a publicação da Portaria nº 79, de 28 de janeiro de 2011, do Ministério da Educação (MEC), mas desde 2010 a instituição já desenvolvia atividades no município. 

Os primeiros cursos foram ofertados em sede provisória, localizada no Bairro Dom Bosco. A mudança para a sede definitiva do campus, construída na Rua Pedro de Medeiros, Bairro Popular Velha, ocorreu no primeiro semestre de 2018. 

Alem dos cursos técnicos integrados em Informática, Metalurgia e Manutenção e Suporte em Informática, ofertado na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja), o campus oferece os cursos superiores de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Processos Metalúrgicos. 

Na pós-graduação, são três especializações ofertadas: Docência para Educação Profissional e Tecnológica, Estratégias para Conservação da Natureza e Informática Aplicada à Educação. 

São ofertados ainda cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) nas modalidades presencial e a distância, além de cursos dos cursos gratuitos de idiomas.