Geral

Polícia está nas ruas na tentativa de enfraquecer greve nacional na Bolívia

9 NOV 2021 • POR Gesiane Sousa • 09h06
Polícia retirou pneus que bloqueavam ruas da capital, porém a greve continua. - Guider Arancibia

Policiais começaram a tomar as ruas das principais cidades e estradas da Bolívia na tentativa de negociar uma flexibilidade na greve nacional, iniciada nesta segunda, 8 de novembro. Mas até o momento, sem sucesso. O Comitê Cívico confirma que o Paro Nacional continua por tempo indefinido, até que o governo ceda as reivindicações. 

As cidades estão vazias e as pessoas têm aderido à greve. Mercados e empresas permanecem fechados, não há transporte público, a maioria da população não saiu para trabalhar e apenas alguns veículos em movimento podem ser vistos nas ruas.  

Na Capital, Santa Cruz, a Polícia conseguiu retirar pneus e pedras que fechavam vias da cidade, o trânsito foi liberado em alguns pontos, porém, segundo informações do jornal El Deber, o Comitê já informou que os bloqueios serão recolocados.  

 
EL DEBER

#ParoMultisectorial | En el noveno anillo entre la ruta a Cotoca y la avenida Virgen de Luján no hay tráfico y se instaló un punto de bloqueo Video: Carlos Jordán

Posted by EL DEBER on Tuesday, November 9, 2021

 

Na estrada bioceânica, em Roboré, protestantes continuam acampados. Durante o primeiro dia da greve, a passagem foi aberta para caminhões e carros por três vezes. A polícia tentou negociar uma reabertura total, mas foi negada pelo presidente cívico, que decidiu manter o bloqueio sem pensar numa quarta abertura da pista.  

O Paro Cívico Nacional foi convocado por setores sindicais e transportadores e teve inicio nesta segunda-feira, 8 de novembro, pedindo pela anulação de vários decretos de ordem financeira e também o controle de bens.