Geral

Incêndio em helicóptero no interior de MS foi provocado e não acidental

16 SET 2020 • POR Gesiane Sousa • 10h42
Investigação continua em torno dos dados de controle de espaço aéreo e de operação aérea. - Divulgação DRACCO

Equipe da DRACCO (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) apurou que o incêndio em helicóptero, ocorrido na tarde da última sexta-feira (11), na área rural do município de Iguatemi, interior de Mato Grosso do Sul (MS), foi provocado e não acidental. O fogo ocorreu após um pouso forçado por uma auto rotação, emergência que não causa maiores danos na aeronave.

Ainda segundo o relatório preliminar divulgado nesta quarta-feira (16), pelo departamento investigativo, foi possível identificar que o helicóptero é um Robison 44 II, fabricado em 2009, de cor preta, prefixo PR FIN, com venda recente em 22 de julho deste ano. A aeronave estava com certificado de aeronavegabilidade suspenso desde 29 de novembro de 2019, portanto em situação técnica irregular.

Segundo a equipe especializada em repressão a crimes aeronáuticos, o fogo que destruiu toda a estrutura da aeronave foi provocado após o pouso de emergência, dando tempo assim, para que o piloto e demais ocupantes saíssem de bordo, motivo pelo qual não houveram vítimas fatais.

Os destroços do helicóptero já foram removidos do local, porém a investigação qualificada continuam em torno dos dados de controle de espaço aéreo e de operação aérea.