Geral

Publicada segunda chamada para cursos de graduação do IFMS

31 JUL 2020 • POR Ascom IFMS • 10h05

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou nessa quarta-feira, 29, a segunda chamada para os cursos de graduação ofertados nos campi Campo Grande e Corumbá.

A seleção foi feita com base na inscrição dos candidatos na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a partir das vagas não ocupadas na primeira chamada, respeitando a opção pelas ações afirmativas. A classificação se utiliza das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019.

O documento, publicado na Central de Seleção, está dividido entre “apto a matrícula” e “lista de espera”.

Os candidatos aptos a matrícula estão dentro do número de vagas não preenchidas na primeira chamada. Já os que integram a lista de espera podem fazer a manifestação de interesse, mas só efetuarão a matrícula caso existam vagas não ocupadas pelos considerados aptos.

Em ambos os casos, é necessário enviar toda a documentação necessária até o dia 6 de agosto.

Instruções - A matrícula e a manifestação de interesse ocorrem exclusivamente pela internet. Caso seja o primeiro acesso, o candidato deverá clicar na opção “Ainda não tem Login? Clique aqui para ativar o seu acesso”. Será solicitado número do CPF, data de nascimento e e-mail utilizado no cadastro do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 

Após ativar o acesso, o login no sistema estará liberado. Para efetuá-lo é necessário informar o CPF, sendo que a primeira senha será o próprio número de CPF. Ao fazer o login, será informado ao candidato qual o tipo, semestre, chamada, curso e campus para o qual está apto a solicitar a matrícula. 

Caso alguma informação esteja incorreta, um e-mail deve ser encaminhado para o endereço sisu2020@ifms.edu.br

Se as informações estiverem corretas, o candidato deve clicar em “Solicitar Matrícula/Manifestar Interesse”. Como o preenchimento do Questionário Socioeconômico é pré-requisito para fazer a solicitação, caso ainda não tenha respondido, haverá o redirecionado para preenchimento. 

Após a validação do questionário, os dados pessoais do candidato serão apresentados para atualização e possíveis correções. Uma vez confirmados, serão apresentados os detalhes da matrícula e solicitadas informações adicionais, incluindo as sobre vínculos com outras instituições públicas de ensino superior.

Posteriormente, na página de upload é precisa enviar toda a documentação necessária, sempre clicando em “Enviar Comprovante” para efetivar o carregamento de cada arquivo e observando a confirmação de que o mesmo foi salvo. 

Documentação - Para a matrícula, o candidato deverá enviar os seguintes documentos digitalizados:

Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 mb, a partir dos documentos originais, sendo aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg, e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf.

Após carregar todos os arquivos, é preciso clicar em “Salvar e finalizar” para encerrar o processo. Ao final do procedimento, será exibido um comprovante. 

Vagas remanescentes - Existe ainda a possibilidade de abertura de vagas remanescentes, caso as disponibilizadas no processo seletivo não tenham sido ocupadas após a segunda chamada.  

Neste caso, poderão se inscrever os participantes das últimas três edições do Enem, que tenham obtido nota acima na prova de Redação e nas demais áreas do conhecimento.

Graduação - O IFMS ofertou 160 vagas para os cursos superiores de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet, e bacharelado em Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, ofertados em Campo Grande e Corumbá.

O ingresso ocorre no segundo semestre letivo de 2020.