Geral

Marinha realiza primeiro sobrevoo para mapear área afetada por queimadas

25 JUL 2020 • POR Gesiane Sousa • 11h05
Outros sobrevoos estão programados durante a próxima semana. - Divulgação MB

O apoio da Marinha do Brasil ao combate das queimadas no Pantanal de Corumbá, inciou já nas primeiras horas deste sábado (25). Em reunião realizada com o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul e representantes do Ibama em Corumbá. Na ocasião foi discutido o apoio militar com a utilização de helicópteros em voos de reconhecimento, transporte de brigadistas e lançamentos de água com utilização do bambi bucket.

Em seguida, ainda de manhã, foi realizado o primeiro sobrevoo de reconhecimento com uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste, Organização Militar subordinada ao Com6ºDN, nas regiões mais afetadas  dos municípios de Corumbá e Ladário-MS.

Aeronave da Marinha levantou voo no inicio da manhã deste sábado (25). Foto: Divulgação  MB

Estão previstas, ao longo da semana, ações com as aeronaves Hercules C-130, da Força Aérea Brasileira, que irá operar de Campo Grande com a utilização do sistema de combate à incêndio “Modular Airbone Fire Fighing System” (MAFFS) e helicóptero Super Cougar, da MB, que partirá de Ladário.

Os Bombeiros de Corumbá também contam com o reforço de agentes do PreviFogo/Ibama e bombeiros militares vindos dos municípios de Jardim, Aquidauana, Ponta Porã e Maracaju. O Ibama estima que a área atingida pelo fogo já ultrapassa a marca dos 300 mil hectares. E o sistema de saúde municipal já identificou aumento de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, por conta de doenças relacionadas à qulidade do ar, inclusive com registro de aumento substancial dos casos em coexistência com situação excepcional causada pela pandemia da Covid-19. 

O período de estiagem está átipo quando comparado com anos anteriores. O índice pluviométrico dos últimos anos determina o mais baixo nível do Rio Paraguai dos últimos 8 anos, apresentando cota atual de 1,62 m na régua de Ladário, sendo que o nível normal-médio é de 2,56 m para o mesmo local.