Geral

Sobre para 4 número de bolivianos falecidos por Covid-19 na santa Casa de Corumbá

23 JUN 2020 • POR Gesiane Sousa • 09h15
A falta de estrutura médica no lado boliviano, levam moradores da fronnteira a pedirem socorro na Santa Casa de Corumbá. - Divulgação

A Secretaria de saúde de Corumbá confirma o óbito por Covid-19 de um paciente Boliviano, de 50 anos.

O senhor procurou o Pronto Socorro no dia 15 de junho, com febre e desconforto respiratório, quando foi internado na Santa Casa e recebeu todos os cuidados médicos.

O teste de Coronavírus foi realizado no dia 16 e o resultado positivo foi emitido no dia seguinte. O senhor boliviano faleceu no inicio da noite desta segunda-feira, 22 de junho, às 18h50.

Neste caso, o falecimento do bolviviano, que reside na Bolívia, não é contabilizado para o município. Isso porque de acordo com as normas instituídas pelo Ministério da Saúde, os casos positivos e os óbitos são contabilizados para o município de residência, independente da nacionalidade.

Com este, já são quatro bolivianos que morreram por Covid-19 na Santa Casa de Corumbá. O país vizinho passa por surto da doença, principalmente na região de fronteira, onde não possui estrutura médica, hospitalar, nem sanitária para dar suporte aos cidadãos. Muitos deles terminam vindo para Corumbá pedir socorro, inclusive por meios clandestinos, já que a fronteira está fechada desde março.

Recentemente,  no último sábado, 20 de junho, vice-presidente do Conselho Municipal de Puerto Quijarro (BO), Elda Mercado, foi a público suplicar por atenção a região da fronteira, que segundo ela está abandonada, sem estrutura para atender o grande número de infectados que só aumenta a cada dia. Elda, chegou a afirmar que a cidade está em Estado de Alto Risco de Contaminação.

Acompanhe o histórico com dados da saúde do município:

27/05/2020 – Primeiro Óbito (Contabilizado para a Bolívia)
Senhor de nacionalidade boliviana de 67 anos residente na Bolívia, portador de doença pulmonar crônica.

12/06/2020 – Segundo Óbito (Contabilizado para o Brasil)
Senhor de 53anos natural do Brasil, residente em Corumbá, caminhoneiro com histórico de viajem para Santa Cruz de La Sierra e SP.

14/06/2020 – Terceiro Óbito (Contabilizado para a Bolívia)
Mulher de 30 anos brasileira residente na Zona Rural da Bolívia, recebida em óbito no pronto socorro municipal, fator de risco obesidade.

22/06/2020 – Quarto Óbito (Contabilizado para a Bolívia)
Senhor de 50 anos, boliviano morador do país vizinho, deu entrada pelo Pronto Socorro no dia 15 de junho.