Geral

Dia do Maçom será celebrado nesta segunda com uma Sessão Solene na Câmara

20 AGO 2018 • POR Câmara de Corumbá • 10h05
Vereadores homenageiam as Lojas Mçônicas pelo Dia do Maçom Brasileiro - Ascom

O Dia do Maçom no Brasil será celebrado na noite desta segunda-feira, 20, com um Sessão Solene na Câmara Municipal de Corumbá. O ato está marcado para às 19 horas no Plenário da Casa do Barão de Vila Maria e, na oportunidade, os vereadores farão entrega de moções de congratulações a todas as Lojas Maçônicas de Corumbá e de Ladário.

A sessão foi sugerida pelo vereador Evander Vendramini e aprovado pelos demais integrantes do Poder Legislativo corumbaense. A data foi incluída no calendário de eventos da cidade pela Lei Ordinária n° 2424, de 07 de outubro de 2014, que criou o Dia do Maçom no Município de Corumbá.

A data foi escolhida para celebrar o importante papel dos maçons para um dos momentos históricos mais importantes do país: a Independência do Brasil.

De acordo com a história maçônica, no dia 20 de agosto de 1822 aconteceu uma sessão histórica entre as Lojas de Maçonaria "Comércio e Artes" e "União e Tranquilidade", na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, Gonçalves Ledo teria feito um discurso emocionante e inspirador, pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano.

A ideia de Gonçalves foi aprovada por todos que participaram da reunião e registrada na ata do Calendário Maçônico no 20º dia, do 6º mês do ano da Verdadeira Luz de 5.822. Esta data, convertida para o calendário gregoriano (o que é usado na maioria dos países ocidentais), seria equivalente ao dia 20 de agosto de 1822.

Teria sido por impulso da sociedade maçônica que o Príncipe Regente Dom Pedro I teria proclamado a Independência do Brasil no dia 7 de setembro de 1822 (menos de um mês depois da grande reunião no Rio de Janeiro).

A data oficial foi oficializada no artigo 179 da Constituição do Grande Oriente do Brasil, tornando o dia 20 de agosto o Dia do Maçom Brasileiro.