Geral

Agepen empossa novos diretores nos estabelecimentos penais de Rio Brilhante e Corumbá

1 MAR 2018 • POR Agepen • 13h43
Amilton tomou posse hoje - Agepen

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) empossou, nesta quinta-feira (1.3), os novos diretores dos estabelecimentos penais masculinos das cidades de Corumbá e Rio Brilhante.  A designação foi publicada no Diário Oficial do Estado.

Para dirigir o Estabelecimento Penal de Rio Brilhante, foi designado o servidor da área de Segurança e Custódia Adelson da Costa Machado, que assumiu no lugar de Edir Rubens Queiroz Campos, que esteve à frente da unidade desde maio do ano passado. A posse foi realizada pelo diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, com a presença do chefe de gabinete Pedro Carrilho de Arantes.

O diretor- presidente destacou que a transição na direção atende a necessidades administrativas e ocorre de maneira tranquila. Em discurso, ele reforçou o importante apoio dos servidores penitenciários para que ações sejam realizadas no presídio.

Formado em Geografia e com especialização em Gestão do Sistema Prisional e Gerenciamento de Crises, o agente penitenciário Adelson ingressou na Agepen em 2001, e já atuou como chefe de equipe em unidades penais da capital e do interior. Além disso, trabalhou como Supervisor de Normas e Serviços da Diretoria de Operações (DOP) em 2015.

Segundo o novo diretor do presídio de Rio Brilhante, o objetivo em sua gestão será de proporcionar um cumprimento de pena digno para os custodiados e condições favoráveis de trabalho para os servidores. “Primeiramente, vou fazer um levantamento da unidade para elaborar projetos necessários e estabelecer parcerias”, afirmou o novo diretor.

 O agente penitenciário da área de Segurança e Custódia, Amilton Jorge da Costa Evangelista, foi empossado pelo diretor de Operações da Agepen, Acir Rodrigues, que destacou a importância do trabalho em equipe e desejou sucesso ao dirigente. Ele assumiu o cargo em substituição ao agente Mauro Augusto Ferrari de Araújo,  que deixou o cargo a pedido.

“Pretendo dar continuidade aos trabalhos que já vêm sendo realizados na unidade e umas das primeiras ações que planejo executar é a separação dos detentos, conforme critérios previstos na legislação”, destacou Amilton, durante a solenidade de posse.

Com 28 anos de experiência na carreira penitenciária, Amilton é formado em Pedagogia e já dirigiu o presídio de Bataguassu e o semiaberto de Corumbá.

O novo dirigente também já atuou na chefia de Disciplina, Segurança e Vigilância de unidades prisionais, e participou de cursos nas áreas de gestão, intervenção e escolta prisional.