Estudante corre no último minuto para não encontrar portão fechado
5 NOV 2016 • POR Gesiane Medeiros • 12h14Este ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) obteve 8.627.195 candidatos confirmados, em Mato Grosso do Sul (MS) são 139.100 jovens que buscam por uma boa colocação nas provas e consequentemente acesso a universidade pública ou privada. O município de MS com maior número de inscritos foi a capital Campo Grande, 59.071, seguida de Dourados com 12.980.
O horário de inicio da prova é de acordo com o relógio oficial de Brasília, e sempre causa confusão entre os inscritos. Em MS, os portões foram abertos às 11 horas e fechados às 12 horas (12h e 13h de Brasília), com inicio da prova marcado para as 12h30 (13h30 de Brasília). No campus da UFMS em Corumbá, na Rua Poconé, muitos chegaram logo no primeiro momento para não correr o risco de atrasar, mas não faltou a tradicional "corridinha" para não encontrar o portão fechado.
Após um ano inteiro dedicado a estudos intensos para alcançar uma boa classificação no exame, a dica é que os alunos se mantenham calmos e concentrado, levam água e lanches leves para suportar a maratona de questões extensas que exigem boa interpretação.
No primeiro dia de prova, os candidatos responderam a 90 questões nas áreas de Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias. São 45 questões de cada área com tempo máximo para resposta de 4h30.
Amanhã, 6 de novembro, os estudantes deverão responder questões relacionadas a Matemática e suas tecnologias, Linguagens e Códigos e suas tecnologias, além da redação. Os candidatos terão uma hora a mais para responder as questões e fazer a temida redação.
Os resultados serão disponibilizados nos portão do Enem e no aplicativo do exame, até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas.
Distante da realidade de outras cidades, Corumbá e Ladário não possui escolas ocupadas em protesto a reforma do ensino médio, todos os inscritos puderam realizar suas provas tranquilamente de acordo com o local indicado pelo Ministério da Educação (MEC). No país, mais de 191 mil estudantes devem fazer a prova na segunda data estipulada pelo MEC, nos dias 3 e 4 de dezembro.