Campanha busca fundos para operar cadela em estado grave
4 NOV 2016 • POR Gesiane Medeiros • 10h12Cadela que foi resgatada das ruas e hoje vive em lar com os cuidados e o carinho que merece, passa por problema grave de saúde e depende da quantia de R$ 500 para realizar procedimento cirúrgico, que lhe salvará a vida.
Segundo a Associação Corumbaense e Ladarense de Apoio aos Animais (ACLAA), que acompanha o caso, a cadela já sofreu muito nas ruas, em sua primeira cria, os filhotes morreram ao serem abandonados a própria sorte em matagal, na segunda, uma família que havia a acolhido temporariamente cuidou com carinho dos filhotes.
A cadela é vítima de uma infecção chamada Piometra, e somente com cirurgia poderá ter chance a vida. A ACLAA pede a solidariedade de quem puder ajudar com qualquer valor. Os interessados podem entrar em contato com o telefone 98182-2820.
A conta bancária da ONG ainda está em processo de abertura junto ao banco, quem desejar, pode realizar depósito na seguinte conta:
Banco do Brasil
Ag.: 0014-0
C/C: 21937-1
Valéria Maria Almeida da Nóbrega
Sobre a infecção Piometra
A piometra é um quadro clínico patológico que afeta somente cadelas, a doença ocorre derivada de uma infecção bacteriana que se aloja no útero. Geralmente ocorre após uma hiperplasia cística do endométrio (HCE), que é uma anormalidade do endométrio. Acomete principalmente fêmeas com mais de 5 anos e mais raramente em jovens.
O tratamento da piometra é emergencial, a cachorra deve ser internada, deve-se administrar por via intravenosa soro e antibióticos para estabilizar a cachorra até que seja possível a cirurgia através de uma esterilização de urgência (ovariohisterectomia).