Geral

No centenário de Manoel de Barros, sua poesia vira app para celulares

12 OUT 2016 • POR G1MS • 09h16
Home App "Crianceiras" faz homenagem a poesia de Manoel de Barros. Foto: Divulgação

Manoel de Barros, um dos maiores poetas brasileiros do século XX e que em 2016 completaria 100 anos, ganha nesta quarta-feira (12), Dia das Crianças, uma bela homenagem. Será lançado o aplicativo “Crianceiras”, que reúne dez clipes de músicas animados com canções que foram criadas a partir do seu trabalho e ainda quatro poesias interativas, das quais saem sons, palavras e ilustrações feitas pela sua filha, a artista plástica Martha Barros. O app poderá ser baixado gratuitamente para tablets e celulares iOS e Android.

Manoel nasceu em Cuiabá (MT) em 19 de dezembro de 1916, e passou a infância desvendando os mistérios do pantanal. Ao longo da vida, o poeta correu o mundo. Nos últimos anos, ele levou uma vida reclusa em Campo Grande, ao lado da esposa. Morreu no dia 13 de novembro de 2014, em Campo Grande, aos 97 anos.

O poeta publicou seu primeiro livro: "Poemas concebidos sem pecado", em 1937. Teve 28 obras publicadas no Brasil até 2013 e ganhou 13 prêmios de literatura, entre eles o “Nacional de poesias”, em 1966, o “Jabuti”, em 1989 e 2002 e ainda o “Nacional de Literatura do Ministério da Cultura”, em 1998 e o da “Academia Brasileira de Letras”, em 2000. Também teve trabalhos publicados em Portugal, na França e na Espanha.

O poeta Manoel de Barros, faleceu em 2014, em Campo Grande. Foto: Divulgação

?O app
O aplicativo “Crianceiras” é um desdobramento do projeto de mesmo nome, que foi concebido pelo compositor Márcio De Camillo e lançado em 2012, como disco e espetáculo. Desde então, já foram realizados mais de 250 shows. Transformar o projeto em produto digital foi um passo importante e natural, já que o espetáculo já utiliza recursos digitais e de animação. A concepção digital, feita pela  produtora digital Webcore Games.

“Como disse Manoel, ‘poesia não é para compreender, mas para incorporar. Entender é parede: procure ser árvore’. Transformar o projeto Crianceiras em aplicativo é a possibilidade de abrir uma porta no cotidiano e deixar escapar esse convite para buscarmos nosso lado mais árvore”, explica Bruna Pligher, da Webcore Games, responsável pela direção e produção do app.

Para falar sobre o aplicativo, Márcio De Camillo também cita o poeta: “Como Manoel diz, ‘poesia é voar fora da asa’. Através da música, o Crianceiras deu asas à poesia. Agora, com o aplicativo, suas palavras inventadas voarão ainda mais longe”.

Funcionalidades
O aplicativo tem quatro funcionalidades. Em “Clipes”, os hits “Bernardo”, “Sombra Boa”, “O Menino e o Rio”, entre outros (são dez no total) ganham animações delicadas e originais, feitas a partir da obra tão característica de Martha Barros, que dá vida aos personagens do pai com traços inventados e únicos. As animações “dançam” ao som da música do compositor Márcio De Camillo, que decidiu musicar esses poemas para homenagear o poeta – e com o aval dele.

Outra parte importante do app é a área da “Poesia”, na qual quatro poemas se transformaram em verdadeiros brinquedos, com diversas palavras interativas que, ao serem tocadas, se misturam com coisas, sons e interpretações de significados. São oportunidades para experimentar a poesia por novos olhares, e incentivar o observar das palavras e suas composições.

O aplicativo convida ainda os pequenos leitores a brincar de “Desenha” com as cores, texturas e personagens das iluminuras. São muitas as possibilidades para experimentar e fazer arte, já que aqui quase nenhuma cor é chapada, todas têm algo de único. E dá para arrastar os personagens do app para o seu desenho, aumentar, diminuir, rotacionar. Depois é só salvar o desenho e usar como quiser.

Os pequenos leitores podem personalizar suas próprias “Fotos” com os temas e adesivos do aplicativo. São muitos os recursos para usar a imaginação.

Serviço
App Crianceiras
Aplicativo para celulares e tablets
Lançamento: 12 de outubro
Disponível para iOS (App Store) e Android (Google Play)
Gratuito e não contém compras in-app
Faixa etária: Para todas as idades.
Conteúdo: Contém 10 clipes musicais, 4 poesias interativas, ferramenta de desenho e ferramenta de personalização de fotos