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Consumidor de Corumbá e Ladário quer gastar até R$ 85 com presente do dia das crianças

4 OUT 2016 • POR Gesiane Medeiros • 08h06
Lojas já anunciam promoções para a data comemorativa e aos poucos o movimento começa a aumentar. Foto: CDP

Outubro é marcado pelo dia das crianças, comemorado no dia 12 do mês. O comercio tem a data como oportunidade para aquecer as vendas e aumentar o faturamento. Pesquisa de intenção de compras, divulgada pela Fecomércio-MS, realizada pelo Instituto do próprio órgão, aponta que o consumidor das cidades vizinhas, Corumbá e Ladário, pretende gastar no máximo R$ 85 com presentes destinados principalmente aos filhos. Estima-se que a data comemorativa injete R$ 1,7 milhões no comércio local.

A pesquisa foi aplicada em 13 cidades do estado entre os dias 9 e 15 de setembro, 200 pessoas consideradas da classe economicamente ativa, responderam a 24 questões, sendo quatro abertas e 20 fechadas. O perfil do consumidor da data são as mulheres (55%) entre 18 e 29 anos (59%), com renda familiar entre 7 a 10 salários mínimos (25%) ou até um salário mínimo (23%). O objetivo da pesquisa é levantar dados que orientem os empresários sobre a expectativa de vendas durante a festividade.

Dos entrevistados, 47% afirmou estar disposto a ir às compras, principalmente na semana do dia 12, quando as lojas devem ficar mais cheias, 1% do grupo abordado está indeciso, 60% acredita que a situação financeira da população é a mesma quando comparada com a do ano anterior.

Calçados e roupas empataram na intenção de compras com 22% da preferência do consumidor. Foto: CDP 

Os brinquedos continuam sendo o presente mais adquirido durante a data, 50% dos abordados devem compra-los, seguido de calçados e roupas que empataram com 22% das intenções. O centro da cidade de Corumbá, será o principal destino das compras, apontado por 92% das pessoas, que em grande maioria fará pesquisa de preço (54%) e pagará suas compras em dinheiro (92%). Item importantíssimo para os comerciantes é que o atendimento foi apontado por 25% dos consumidores, como decisivo para a finalização da compra.

Uma parcela de 29% das pessoas, pretendem comemorar o dia das crianças em restaurantes ou suando produtos e serviços de padarias e mercados. Este grupo pretende gastar até R$ 80 e deve movimentar R$ 1 milhão na cidade.