Assunto corrupção predomina no debate de candidatos à prefeitura de Corumbá
30 SET 2016 • POR Gesiane Medeiros • 08h13A última rodada de debates para candidatos a prefeitura de municípios de MS aconteceu na noite de ontem (29), transmitido pela TV Morena, mediado pela jornalista apresentadora do MSTV, Raphaela Potter. Moradores de Corumbá, Campo Grande e Ponta Porã assistiram simultaneamente a transmissão ao vivo da discussão de propostas dos candidatos as Eleições 2016.
AS REGRAS
As regras são as mesmas da primeira rodada, realizada na última segunda-feira (26). A ordem de posicionamento dos candidatos foram sorteadas, assim como a vez de realizar as perguntas. O programa foi dividido em quatro blocos, dois deles com temas sorteados pela apresentadora, outro com temas livres propostos pelos próprios políticos e o último reservado para as considerações finais. Cada um deles pode perguntar e responder, com direito a réplica e tréplica. O tempo reservado para cada pergunta foi de 30 segundos, 1 min 30 para a resposta e 30 segundos para a réplica e tréplica.
O DEBATE
O embate não foi diferente daquilo que a população aguardava, os candidatos aceraram disputas de palavras intensas. Ruiter Cunha (PSDB), ex-prefeito de Corumbá quase não aproveitou seu tempo para expor propostas, afirmou a todo o momento que é o melhor para cidade, mas não demostrou como pretende melhorar o que aponta está ruim. O concorrente, realizou questionamentos claramente intencionados a deixar Paulo Duarte (PDT), atual prefeito, sem resposta ou pelo menos sem saber o que falar, mas sua estratégia não deu certo.
Duarte terminou levando a melhor e mostrou porque está a frentes nas pesquisas. Na última delas, encomendada pela Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Paulo Duarte está com mais de sete pontos à frente do segundo colocado, Ruiter. Duarte com 42,79% dos votos e Ruiter com 35,60%.
Entre os temas propostos pela TV Morena estiveram: revitalização do Porto, transporte coletivo, mototáxistas, corrupção, valorização do servidor público e pavimentação asfáltica, que segundo o candidato Elano, é muito mal produzida na cidade. Elano expôs a ideia de se concretar as ruas ao invés de usar lama asfáltica, segundo ele, os Estados Unidos e outros países desenvolvidos, já fazem desta forma e exibem resultados de durabilidade muito maior.
CORRUPÇÃO
Esse foi o tema predominante nos quatro blocos do embate, mesmo quando o assunto não era pré-determinado pela emissora, os candidatos davam um jeito de inserir o tema na rodada. As acusações de envolvimento em atitudes desrespeitosas e corruptas, também sobraram para Elano (PPS), que apesar de não ter ocupado cargo político, segundo Ruiter, possui problemas semelhantes no meio empresarial.
O ex-prefeito de Corumbá, teve que relembrar e responder perguntas nada satisfatórios a sua campanha, como o uso do dinheiro público de modo indevido e ilegal durante sua gestão como prefeito. Em novembro de 2013, a operação Cornucópia da Polícia Federal fez uma varredura na prefeitura de Corumbá e descobriu esquemas envolvendo compra de carnes para churrascos, contratação de empréstimos consignados e fraude na folha de pagamentos de funcionários. A toda pergunta, uma nova tentativa de se desvencilhar.