Morte de ator intensifica alerta de risco para banho em Rios
16 SET 2016 • POR Gesiane Medeiros • 09h14Belezas naturais em abundância no país, os Rios, em sua aparente calmaria, é um convite para o lazer, porém por traz das águas que de longe parecem tranquilas, existem detalhes capazes que tornam um simples banho em um eminente risco de morte. O afofamento do ator da Rede Globo, Domingos Montagner, de 54 anos, em trecho do Rio São Francisco, no estado de Sergipe, faz valer o alerta frequente do 3° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Corumbá, que a cada vítima fatal retirada das águas, disparam alertas sobre o perigo das águas do Rio Paraguai.
O ator da Globo, que estava no estado de Sergipe, gravando cenas para a novela Velho Chico, foi se banhar no Rio São Francisco, após o almoço, acompanhado da atriz Camila Pitanga. Os dois pularam de uma pedra na região de Canindé e minutos depois perceberam que a correnteza estava forte demais, imediatamente tentaram retornar, Camila chegou primeiro e Domingos, já cansado foi derrotado pela força do Rio. Como acompanhado em rede nacional de TV, Camila Pitanga afirmou em boletim de ocorrência que por duas vezes chegou a segurar a mão do amigo, quando ele conseguiu chegar a superfície, mas não teve jeito, na terceira vez ele afundou e não retornou mais. O corpo do ator foi encontrado preso às pedras, a 18 metros de profundidade, perto da Usina de Xingó. O corpo de Bombeiros de Sergipe afirmou que o local onde os atores mergulharam não é apropriado para banho.
Em Corumbá, somente este ano, de janeiro até 15 de setembro, já são sete vítimas de afogamento, uma a mais das seis registradas durante todo o ano de 2015. Os dois últimos casos ocorrem com grande proximidade, na segunda (12), um senhor de 60 anos, foi encontrado morto após seis dias de buscas da Marinha do Brasil e dos Bombeiros, ele havia se afogado após cair de um barco na região conhecida como Boca da Baía da Saracura. Ontem (15), um homem de 44 anos, segundo o irmão com problemas mentais, foi encontrado boiando na região da Codrasa, após permanecer desparecido por três dias.
O Corpo de Bombeiros de Corumbá orienta que é altamente perigoso tomar banho nas águas do Paraguai. Segundo o 1° Tenente Shirona, do 3° Grupamento de Corumbá, “para quem não sabe nadar, o Rio se torna ainda mais perigoso, o ideal é não arriscar. Os principais motivos pelo qual os acidentes ocorrem, é porque as pessoas resolvem se aventurar, fazendo brincadeiras em locais que não conhecem”, o Rio possui áreas com profundidades e desníveis diferentes, fortes correnteza, pedras escorregadias e animais silvestres, que podem tornar o passeio em uma aventura muito perigosa, além das águas turvas que dificultam o trabalho do resgate.
As orientações dos Bombeiros são claras: nunca saia em embarcação sem o uso do colete salva-vidas, nem consuma bebida alcoólica, elas diminuem o senso de avaliação de risco das pessoas. Para quem vem conhecer o Pantanal através da pesca, é aconselhável que procure uma empresa especializada em ecoturismo, ela é conhecedora da região e obedece as normas de segurança. A preservação da vida deve estar sempre em primeiro lugar.