Tradicional desfile da independência lota ruas de Corumbá e Ladário
7 SET 2016 • POR Gesiane Medeiros • 15h04Todos os anos, corumbaenses e ladarenses, aguardam a parada de 7 de setembro para celebrar e participar do tradicional desfile cívico-militar comemorativo a Independência do Brasil. Conquistada no ano de 1822 com o grito da independência realizado por Dom Pedro, as margens do Rio Ipiranga.
Em Corumbá, a população lotou a Avenida General Rondon, no centro da cidade, onde simultaneamente acontecia outro evento tradicional, a Quermesse da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), na para Generoso Ponce. O desfile iniciou por volta das 10 horas, logo após o hasteamento da bandeira, autoridades políticas, militares, policiais e representantes da sociedade, assim como de instituições, marcaram presença no palanque montado em meio à avenida. Por onde passaram, forças militares como Marinha do Brasil e Exército Brasileiro, escolas municipais e estaduais, além de instituições beneficentes como a APAE.
Após o desfile, as pessoas puderam participar e aproveitar as deliciosas comidas típicas da cidade, nas barracas da Quermesse da APAE. A festa, que tem por objetivo levantar verba para contribuir com a manutenção da instituição, acontece até a noite, onde encerram as atividades com o esperado sorteio de um carro.
Em Ladário, a comemoração pela Independência, também começou com a solenidade do hasteamento da bandeira na Praça 2 de setembro em frente ao Coreto no centro de Ladário, por volta das 7h30. Os pavilhões do Brasil, do município e do estado foram exaltados pelos presentes acompanhados da banda do Exército Brasileiro.
Presente na festa, o chefe do executivo da cidade, José Antônio Assad, declarou que o fato da nação ser livre é um grande motivo para comemorar. Petrônio de Aguiar, contra-almirante do 6° Distrito Naval de Ladário, afirmou que “o dia sete de setembro é uma data importantíssima e é característica de Ladário uma cidade que se volta totalmente para celebrar a independência desse País. É o dia que alcançamos a liberdade e os ladarenses como se pode notar fazem questão de presenciar momentos de civismo”.
As forças armadas apresentaram suas corporações tanto em pessoal como em equipamentos de combate, e veículos. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros fecharam a primeira parte d desfile. Em seguida participaram as escolas Municipais, estaduais e particulares.
Presente na festa, o chefe do executivo da cidade, José Antônio Assad, declarou que o fato da nação ser livre é um grande motivo para comemorar. Petronio de Aguiar, contra-almirante do 6° Distrito Naval, afirmou que “o dia sete de setembro é uma data importantíssima e é característica de Ladário uma cidade que se volta totalmente para celebrar a independência desse País. É o dia que alcançamos a liberdade e os ladarenses como se pode notar fazem questão de presenciar momentos de civismo”.
As forças armadas apresentaram suas corporações tanto em pessoal como em equipamentos de combate, e veículos. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros fecharam a primeira parte d desfile. Em seguida participaram as escolas Municipais, estaduais e particulares.