Operação Água Benta é deflagrada em Corumbá e mais cinco cidades de MS
1 SET 2016 • POR Gesiane Medeiros • 11h00O Ministério Público de Mato Grosso do Sul fez cumprir nesta manhã (1° de Setembro) sete mandados de prisão preventiva, quatro mandados de condução coercitiva e nove mandados de busca e apreensão por meio do GAECO/MS (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) em parceria com o GAECO do Estado do Paraná. Ações fazem parte da operação Água benta.
Ao todo seis cidades de Mato Grosso do Sul estavam sob a mira do Gaeco: Campo Grande, Dourados, Brasilândia, Três Lagoas, Cassilândia e Corumbá.
A operação que tinha por objetivo desmantelar parte de organização criminosa encabeçada por integrantes residentes em Dourados, cujo foco era desviar cargas de diversas espécies e quantidades, em sua maioria alimentos, tendo como ponto de partida a contratação de motoristas, os quais eram aliciados para que se registrassem junto a empresas de fretes e transportadoras em geral. Para tanto, os caminhões da organização criminosa eram registrados em nome destes motoristas.
Com os motoristas devidamente registrados nas empresas, eles teriam posse das cargas e de dinheiro dado em forma de adiantamento pelo transporte, eles repassavam as informações ao comando da organização criminosa, que por sua vez determinava qual o destino do carregamento.
Foi apurado que, para cada tipo de mercadoria que era desviada, havia um receptador específico. A partir do desvio da carga, os motoristas eram orientados a registrar boletim de ocorrência falso, noticiando que haviam sido roubados. Alegavam falsamente no registro policial que eram obrigados a ingerir um líquido amargo e por essa razão dormiam por muito tempo e quando acordavam, estavam em local desconhecido e atordoado, daí o motivo do nome da operação.
Os boletins falsos foram registrados em unidades policiais do Paraná e São Paulo e para tanto contavam com a participação de policiais civis daqueles Estados.
Em Dourados o Gaeco teve a ajuda do DOF (Departamento de Operações em Fronteira) nos mandados de prisão, nos outros municípios a Policia Militar esteve junto na Operação.