Agepen e Anatel discutem ações para bloqueio de sinal de celular em presídios
25 AGO 2016 • POR Correio do Estado • 08h25Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e o especialista da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizaram na tarde de terça (23), reunião para discutir tecnologias para o bloqueio de sinal de celulares em presídios do Estado.
Objetivo foi discutir medidas que tragam uma solução efetiva para combater o uso de celulares e sistemas de dados pelos presídios de Mato Grosso do Sul.
Durante a reunião, foi discutido a resolução 308/2002 da Anatel que aprova o uso de bloqueadores de sinais de radiocomunicações. Foi levado em consideração a existência uma diversidade de sinais e frequências, que dificultam o bloqueio do sinal, e que precisam ser considerados na definição dos bloqueadores, até para se estabelecer o custo benefício.
MEDIDAS
Será realizado um levantamento dos equipamentos apreendidos nas unidades prisionais, com o objetivo de gerar um histórico, para definir quais tecnologias serão necessárias às ações para o bloqueio efetivo das comunicações entre os internos.
OPERADORAS
Representantes de operadoras de telefonias foram convidadas à participar da reunião, mas não compareceram no encontro. Segundo o representante da Anatel, o órgão intermediará o comparecimento dos representantes das empresas de telefonia, pois essa é a sua função.