Geral

Campanha inicia hoje com regras mais severas e tecnologia para denúncias

16 AGO 2016 • POR Correio do Estado com adaptações • 09h46

A campanha eleitoral deste ano começa hoje, 16 de agosto, com uma série de restrições impostas pela nova legislação.

As regras devem deixar as cidades menos poluídas e tumultuadas em relação às anteriores, no que diz respeito ao uso de bandeiras e realização de carreatas e passeatas, ao mesmo tempo em que as limitações impostas pela Justiça Eleitoral, avaliam lideranças, põe fim ao engajamento e interação do eleitor especialmente nas principais ruas dos Centros das cidades, tradicionais palcos de grandes embates entre adversários políticos.

‘Bandeiraços’, passeatas e carreatas devem ser realizados em locais específicos e em horários limitados, segundo portaria assinada pelo juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 36ª Zona Eleitoral.

Quem desrespeitar as regras pode cometer propaganda eleitoral irregular, punida com advertência, multa que pode chegar a R$ 25 mil e até mesmo impugnação de candidatura.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS) toma conhecimento de irregularidades cometidas pelos candidatos por meio de denúncias, que podem ser feitas 24 horas por dia, pela internet e até WhatsApp, por qualquer eleitor.