Geral

Servidor de carreira assume comando da Guarda Municipal de Corumbá

29 JUN 2016 • POR Prefeitura de Coumbá • 10h27
Prefeito empossou servidor e exonerou o tenente Coronel Bueno. - PMC

O ato ocorreu no auditório do Centro de Convenções e contou com inúmeras autoridades civis e militares, além de integrantes da instituição, a mais antiga do Mato Grosso do Sul, criada em 1.990 pelo então prefeito Fadah Scaff Gattass.

Com 11 anos na guarnição, Johny Canavarros é o primeiro servidor de carreira a assumir o comando da Guarda Municipal, após a Lei Federal 13.022, de 08 de agosto de 2014, que dispôs sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais, estabelecendo em seu artigo 15º que os cargos em comissão dessas instituições devem ser ocupados por membros efetivos de seu quadro de carreira. Ele será responsável pelo comando de 226 pessoas, das quais, 27 do sexo feminino.

“A nomeação de um servidor de carreira no comando da Guarda Municipal era um compromisso que tínhamos desde o início da nossa administração”, informou o prefeito Paulo Duarte, ressaltando que o Município está buscando “fortalecer cada vez o papel da instituição, principalmente nesse novo momento da segurança pública do Brasil”.

Conforme o Chefe do Executivo corumbaense, o fortalecimento da Guarda Municipal passa principalmente pelo “trabalho integrado com as demais forças de segurança, pela qualificação dos servidores, como também pela tecnologia”. Explicou ainda que os integrantes da instituição estão sendo preparados para utilização de armas, tudo dentro de “critérios técnicos e psicológicos, de todos os cuidados necessários”.

Duarte citou ainda que a Guarda Municipal inicia um novo momento em Corumbá. Elogiou o ex-comandante Ubiratan Bueno, “que teve um papel importante no crescimento da guarnição”, bem como o coordenador de Segurança Pública, Fernando Lucena, “no trabalho desenvolvido até o momento, buscando o fortalecimento da instituição e a integração com todos os setores de segurança no Município”.

Desejou sucesso ao novo comandante, afirmando que Canavarros, que chefiou o Núcleo de Trânsito por oito anos, e desde abril estava na chefia do Núcleo Operacional da Guarda, “tem uma grande responsabilidade pela frente”, e que “possui o perfil para assumir o cargo”. Reforçou que a Prefeitura vai continuar investindo na qualificação, em tecnologia, setor que “cresceu muito graças ao trabalho desenvolvido pelos próprios integrantes da instituição”, observou, se dirigindo aos servidores presentes.

Valorização

Para Canavarros, a decisão do prefeito representa a “valorização do profissional de carreira”. Agradeceu a oportunidade e deixou claro que dará continuidade ao trabalho desenvolvido pelo tenente coronel Ubiratan Bueno, e que vai “trabalhar buscando melhorias, sempre visando um bom atendimento à população”.

Em relação à utilização de armas, conforme o que estabeleceu o Estatuto Geral das Guardas Municipais, ele citou que já está em andamento. “Já passamos pela primeira fase, as provas, e agora tem o psicotécnico”, explicou, acreditando que até o final do ano, os guardas estarão bem preparados.

Fernando Lucena e Ubiratan Bueno também elogiaram o novo comandante. Conforme os dois, Canavarro possui o perfil necessário para comandar a guarnição integrada por 226 pessoas, das quais 27 mulheres, e fazer um trabalho não só de zelar pelo patrimônio público, mas também auxiliar as forças de segurança na região.

Presente ao ato, o vereador Tadeu Vieira, presidente da Câmara, desejou boa sorte a Canavarro, afirmando que ele terá um papel importante no comando de uma instituição que “tem um papel importante como força auxiliar de segurança, além de patrimonial”.

A solenidade contou com as presenças de diversas autoridades. Estavam presentes o comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, general de briga Denison Maia Correia; a vice-prefeita Márcia Rolon; o comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel César Freitas Duarte; delegado de Polícia Civil, Pablo Farias; vereadora Cristina Lanza, entre outros.