Menino de 12 anos morre por Influenza B em Corumbá
28 JUN 2016 • POR Gesiane Medeiros • 09h23Ainda sob a ameaça das doenças causadas pelo vírus Influenza, a cidade que já soma nove casos confirmados de H1N1, dois deles terminados em óbito, registra agora, o primeiro caso de Influenza B, causador da morte de um menino de 12 anos, neste domingo, 26 de Junho.
A última segunda, 20 de Junho, foi o primeiro dia em que o paciente deu entrada no Pronto Socorro Municipal, com sintomas como febre alta, vômito e dores na garganta e tórax. O menino foi avaliado, medicado e liberado, porém não demorou muito para a doença evoluir para um estágio de gravidade. Já no dia seguinte, terça (21), o menino retornou para o PS, foi internado e no mesmo dia sofreu uma parada cardiorrespiratória, sendo transferido para o CTI do Hospital. No domingo, 26, seis dias após a data de entrada no PS, o paciente morreu.
A rápida evolução da doença alerta a saúde e os moradores do município, que já registra 60 notificações de Influenza, de acordo com dados do último Boletim Epidemiológico do Estado. Entre as formas de prevenir a doença, estão os mesmos cuidados indicados para a H1N1, aumentar o cuidado com a higiene pessoal, evitar locais lotados sem ventilação, ingerir bastante liquido e não colocar a mão em olhos, boca ou nariz quando não higienizadas corretamente. O uso do álcool em gel é uma forma prática de manter as mãos limpas. No inverno, o vírus tem maior facilidade de proliferação, por isso o cuidado deve ser redobrado.