Corumbá comemora sua Retomada nesta segunda, na Praça Generoso Ponce
13 JUN 2016 • POR Redação • 08h42
[caption id="attachment_518110" align="alignleft" width="300"] Solenidade em comemoração à Retomada de Corumbá será às 09 horas. Foto: Arquivo PMC[/caption]
Solenidade nesta segunda-feira, 13 de junho, na Praça Generoso Ponce, vai marcar os 149 anos da Retomada de Corumbá. O evento está programado para as 09 horas e é uma realização da Prefeitura Municipal e pela 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira – Brigada Ricardo Franco, que completa 70 anos na região. A população está convidada para celebrar esta data tão importante para a maior cidade pantaneira.
Este ano a comemoração será na Praça Generoso Ponce tendo em vista as obras no Jardim da Independência, onde está a estátua do herói da Retomada, Antônio Maria Coelho, e que será entregue pela Prefeitura no mês de julho.
A data
A Retomada de Corumbá é celebrada no dia 13 de junho, data em que as tropas comandadas pelo tenente coronel Antônio Maria Coelho, expulsaram os paraguaios comandados por Solano Lopes, das terras da Província de Mato Grosso por ocasião da Guerra do Paraguai.
A data relembra a Guerra do Paraguai, quando em janeiro de 1865, Corumbá e o Forte de Coimbra foram militarmente tomados por tropas paraguaias. Muitas vidas foram ceifadas na época.
Em 1867, o presidente da província de Mato Grosso, Couto Magalhães, planejou a Retomada de Corumbá e iniciou os preparativos militares elaborando a estratégia das operações, que ficou sob o comando do tenente coronel Antônio Maria Coelho. No dia 15 de maio de 1867 teve início a ação militar para a Retomada de Corumbá com a partida das tropas do Porto de Cuiabá.
No dia 13 de junho, pela madrugada, a tropa toma rumo norte, caminhando pelas margens do Rio Paraguai. Depois de 25 quilômetros de penosa marcha, os soldados param próximo à vila de Corumbá, para observação e plano tático de seus comandantes.
Os ataques foram iniciados às 14 horas e duraram até às 18 horas. A retomada de Corumbá marcou o início do processo de expulsão definitiva das tropas paraguaias do solo de Mato Grosso.