Prefeitura reforma e entrega mais um posto de saúde na parte alta
6 JUN 2016 • POR Sylma Lima • 11h05
[caption id="attachment_517621" align="aligncenter" width="950"] Breno de Medeiros foi entregue nesta segunda-feira pelo prefeito Paulo Duarte. Foto: Renê Marcio Carneiro/PMC[/caption]
Esta segunda-feira, 6 de junho, iniciou com a entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) Breno de Medeiros I e II, no Popular Nova totalmente reformada. A unidade atende grande parte da população do bairro e também moradores do Jardim dos Estados e do Nossa Senhora de Fátima, totalizando aproximadamente 8 mil pessoas.
O Breno de Medeiros é a oitava UBS completamente reformada pela Prefeitura de Corumbá em menos de 4 anos. O Gastão de Oliveira, Beira Rio, Nova Corumbá, Taquaral, Albuquerque, Kadwéus e Pedro Paulo II foram as outras unidades básicas recuperadas pelo Município.
O Centro de Saúde da Ladeira Cunha e Cruz, a Casa de Acolhimento Transitório para usuários de drogas em tratamento no SUS, o Centro de Saúde da Mulher, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o Laboratório Municipal e o Centro de Saúde João de Britto, no bairro Aeroporto, também estão com obras de reformas em andamento.
[caption id="attachment_517648" align="alignleft" width="300"] Posto foi reformado com recursos próprios do município. Foto: Leandro Oliveira/CDP[/caption]
Além disso, mais três UBSs foram construídas nesse período: Padre Ernesto Sassida, no bairro Dom Bosco; Humberto Pereira, no Nossa Senhora de Fátima; e o Luiz Fragelli, no bairro universitario. Foram entregues também academias de saúde nos bairros Cristo Redentor e Arthur Marinho, além de cinco academias ao ar livre.
A Secretaria de Saúde foi para dentro da Rede Municipal de Ensino(Reme) e implantou o programa Sorriso na Escola, onde todos os alunos passarão por tratamento de saúde bucal. Atualmente os trabalhos estão concentrados na escola Rachid Bardauil. De 2013 para cá, as Equipes de Saúde da Família (ESF) aumentaram de 17 para 27.
Foram implantados também os programas Melhor em Casa e o Consultório na Rua. Houve ainda a aquisição de oito veículos pequenos, uma ambulância, duas viaturas do Samu e uma carrocinha, além da construção e a entrega da UPA 24 horas no Guató, um marco na saúde pública da cidade. Só no primeiro quadrimestre deste ano foram realizados 16.135 atendimentos.