Ladário imuniza 600 animais no 1° dia de vacinação antirrábica
11 MAI 2016 • POR Gesiane Medeiros • 08h24
[caption id="attachment_516316" align="aligncenter" width="900"] Ao todo, 15 equipes compostas por Agentes de Saúde e Endemias dom município mais 30 militares da Marinha fazem o trabalho. Foto: Divulgação/PML[/caption]
Dentro de uma semana a Secretaria de Saúde de Ladário, pretende imunizar 3.200 animais, entre cães e gatos, contra a raiva. Para isso conta com o desempenho de 15 equipes, compostas por Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, mais 30 militares da Marinha, que percorrem de casa em casa para aplicação da vacina. Já no primeiro dia de campanha, esta segunda (9), 600 animais da parte alta da cidade foram imunizados.
Até o momento, o município não teve registros de casos da doença, porém vive em estado e alerta e prevenção por conta da proximidade com a cidade vizinha, Corumbá, que já teve dois casos decorrentes neste início de ano.
[caption id="attachment_516317" align="alignleft" width="444"] As equipes visitam casa e por casa e devem cumprir a meta até esta sexta-feira (13). Foto: Divulgação/PML[/caption]
Os primeiros bairros a receberem a visita das equipes são o alta Floresta I e II, Nova Aliança e Potiguá, apontados pelo secretário de Saúde como as localidades com maior número de animais domiciliados e de rua. “São nessas localidades que diagnosticamos o maior número de animais domiciliados, cães e gatos, principalmente os que estão soltos pelas ruas. Além disso, essa área delimita a fronteira com Corumbá, que já registrou dois casos da doença, sendo que Ladário ainda nenhum caso”, disse Colleone.
A campanha será encerrada nesta sexta-feira (13), após cumprir planejamento de visita em todos os bairros da cidade. Ainda segundo o secretário, a ação tem por finalidade manter os animais protegidos e livres da doença.
Na Zona Rural, Apa Baia Negra e Projeto de Assentamento 72, as equipes devem chegar com as doses de vacina entre os dias 23 e 30 de maio. A estimativa é de imunizar pelo menos 200 animais da região.