Celulares de MS passam a ter 9° dígito a partir de 29 de maio
9 MAI 2016 • POR Gesiane Medeiros • 09h25
[caption id="attachment_516199" align="alignleft" width="500"] O dia 29 de maio é o dia "D" da mudança dos celulares do DDD 61 ao 69. Foto: Divulgação[/caption]
Através da resolução n° 553 da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Mato Grosso do Sul passará a utilizar o dígito "9" à frente de todos os números de telefonia móvel do Estado à partir do dia 29 de maio, o domingo, é considerado como o dia “D” da mudança dos celulares do DDD 61 à 69.
Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Roraima já possuem o sistema do nono dígito em pleno funcionamento. Já o Distrito Federal (61), Goiás (62, 64), Tocantins (63), Mato Grosso (65, 66), Mato Grosso do Sul (67), Acre (68) e Rondônia (69), iniciam este mês o processo de implementação do novo dígito.
Segundo a Anatel, a medida aumentará a disponibilidade de recursos nas regiões, evitando uma eventual escassez de numeração, além de promover uma padronização numérica da telefonia móvel em todo o país.
O usuário terá um prazo de aproximadamente 30 dias para se adaptar à nova situação, podendo realizar ligações sem a inclusão no novo digito ao número do celular. Dentro deste prazo, sempre que realizar uma chamada sem o nono dígito, será ouvida uma mensagem lembrando da nova formatação.
A OI, uma das maiores redes de telefonia presentes no Estado, disponibiliza em sua página um aplicativo para inclusão do nono digito a frente de todos os contatos da agenda. Faça o download.