Dentistas do Bem de Corumbá selecionam jovens carentes para tratamento dentário
28 ABR 2016 • POR Gesiane Medeiros • 10h47
[caption id="attachment_515733" align="aligncenter" width="900"] Mesmo com parte dos equipamentos improvisados o atendimento é feito com qualidade. Foto: CDP[/caption]
No dia em que se comemora o Dia Mundial do Sorriso, 28 de abril, esta quarta-feira, o programa Dentistas do Bem, da OSCIP Turma do Bem, está na Escola Municipal Cyríaco Felix de Toledo, região central de Corumbá, para selecionar alunos e jovens da comunidade entre 11 e 17 anos, que necessitem de tratamento dentário e não tem condições financeiras.
O trabalho de triagem iniciou às 8 horas e vai até às 15 horas aproximadamente, com intervalo de 2 horas entre 11h e 13h. Segundo coordenadora do projeto social em Corumbá, a dentista Renata Vaz, 80 crianças aproximadamente já passaram pela triagem, e felizmente, o caso não está crítico. “Quando enviamos o convite para os alunos informamos que poderiam trazer familiares e amigos que também necessitam do tratamento gratuito”, explica Renata.
Em Corumbá aproximadamente 34 dentistas, em grande maioria especialistas, fazem parte da Turma do Bem, o projeto iniciou em 2011 na cidade. No País, já foram atendidas 70 mil crianças e após a megatriagem realizada hoje, em 300 cidades do Brasil, mais 10 países da América Latina e Portugal, a meta é atingir 75 mil jovens assistidos. Segundo dados aparentados pelo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), 20 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista e 68% não sabem que têm direito a tratamento odontológico público.
Para coordenadora do projeto em Corumbá, nada seria possível sem a contribuição dos integrantes da equipe, “o projeto é a minha vida, participo desde 2009 e agradeço muito aos que se dispõem a contribuir. Queremos estender o atendimento do projeto as mulheres vítimas da violência doméstica, mas para isso, precisamos de mais voluntários”, ressalta Renata que convida mais profissionais a integrar o grupo.
Para Izabella Xavier, coordenadora pedagógica da escola municipal, "a ação é uma grande oportunidade para os alunos, ficamos muito contentes da escola ser escolhida como ponto de triagem", ressalta a coordenadora.
[caption id="attachment_515734" align="aligncenter" width="900"] A equipe da Turma do Bem fica até as 15 horas na Escola Municipal Cyríaco Felix de Toledo. Foto: CDP[/caption]
Para participar da triagem:Documentação – O jovem deve ter entre 11 e 17 anos, estar acompanhado de um responsável e portar RG, comprovante de residência e de matrícula em escola pública.
A triagem – O processo é simples, rápido e não invasivo: o dentista faz um exame visual da condição bucal de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família.
A seleção – Após a triagem, é elaborado um dossiê de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado. A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento; para facilitar o acesso, a TdB encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência.
O tratamento – Os dentistas voluntários atendem, em seus próprios consultórios, as crianças e os adolescentes selecionados até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.
Para solicitar outra triagem em uma escola ou instituição, clique aqui: http://goo.gl/bGn4hD .
Com informações da assessoria do Projeto.