Navio da Esperança do Pantanal comemora 100 dias de mar na ação Povo das Águas
27 ABR 2016 • POR Redação • 16h40
“Partilhar a Vida é a razão deste barco”. Sob esse lema que, no dia 25 de abril de 2016, durante a execução da 2ª fase do Programa Povo das Águas, o Navio de Assistência Hospitalar (NasH),“Tenente Maximiano”, conhecido como Navio da Esperança do Pantanal, completou mil dias de mar.
Essa expressiva marca alcançada retrata a importante contribuição dada por esse meio naval no cotidiano e no conforto das diversas comunidades pantaneiras, localizadas às margens dos rios Paraguai, Cuiabá e Taquari.
Nesses mil dias de mar foram realizados 28.714 atendimentos médicos, 33.590 consultas odontológicas e 631.659 medicamentos distribuídos.
A tripulação é formada por cerca de 50 militares, entre médicos, dentistas e enfermeiros, que realizam consultas, procedimentos, distribuição de medicamentos, brinquedos, roupas e cobertores.
O NAsH “Tenente Maximiano” está subordinado ao Comando da Flotilha de Mato Grosso e foi incorporado à Armada no dia 17 de março de 2009. O nome é homenagem ao exímio Marinheiro, nascido em Pernambuco e que serviu à Marinha do Brasil por 36 anos e oito meses, tendo participado das duas grandes guerras.