Campanha de vacinação contra raiva inicia com meta de imunizar 21 mil animais
25 ABR 2016 • POR Gesiane Medeiros • 09h47
[caption id="attachment_513057" align="aligncenter" width="950"] Os agentes do CCV devem levar um mês para atingir a meta de imunizar 21 mil animais. Foto: Divulgação/PMC[/caption]
Inicia hoje (25) a campanha de vacinação contra raiva animal na cidade, durante um mês aproximadamente, nove equipes de agentes do Centro de Controle de Vetores (CCV) de Corumbá visitarão todas as casas do perímetro urbano da cidade, com o objetivo de imunizar 21 mil cães e gatos.
Segundo recomendações do veterinário do CCV, Carlos Eduardo Carvalho, todos os cães a partir de 4 meses de idade devem receber a dose, exceto os que apresentarem algum sintoma de doença, como febre, para esses casos, o veterinário indica que o proprietário do animal aguarde a melhora para posteriormente vaciná-lo. Carlos Eduardo ressalta que o CCV trabalha em sistema de plantão e realiza vacinação todos os dias da semana de 8 às 17 horas.
[caption id="attachment_514103" align="alignleft" width="206"] Carlos Eduardo, veterinário do CCV ressalta a importância da imunização. Foto: Arquivo Pessoal[/caption]
Outra observação importante é para as cadelas prenhas, segundo o veterinário, o medicamento não faz mal algum, nem para cadela, nem para os filhotes que estão sendo gerados, porém geralmente as cadelas ficam arredias durante este período, o que pode machucar ela ou os filhotes durante a tentativa de vacinação, por isso, dependendo do temperamento do animal, é aconselhável adiar a vacinação para após nascimento dos filhotes.
No ano de 2015, Corumbá teve surto de raiva com mais de 60 casos em animais e uma morte humana provocada pela doença. Neste ano, dois casos de raiva já foram confirmados, um em cão e outro em morcego, ambos em bairros da parte alta da cidade, onde ocorre a maior incidência da doença. Para Carlos Eduardo, a imunização dos animais deve ser prioridade para a população, “o histórico de casos de raiva animal na cidade, ocorrentes todos os anos, mostra que o vírus ainda está presente e ativo na cidade, por isso a população não deve abaixar a cabeça e responder a convocação do município para imunizar seus animais e proteger sua família”.
O primeiro bairro a receber a visita dos agentes do CCV será Nova Corumbá, pertencente a parte alta da cidade, onde ocorre o maior número de casos.