6ª Conferência da Cidade apresenta avanços e define metas
13 ABR 2016 • POR Gesiane Medeiros • 10h22
[caption id="attachment_514959" align="aligncenter" width="900"] Hoje (13) serão eleitos os delegados representantes que levarão as propostas aprovadas para a Conferência Estadual. Foto: Gesiane Medeiros/CDP[/caption]
A abertura oficial da 6ª Conferência da Cidade foi ontem (12), no Anfiteatro Salomão Baruki, com o tema “Função Social da Cidade e da Propriedade”, e o lema “Cidades inclusivas participativas e socialmente justas”. O objetivo da conferência é buscar alternativas sustentáveis para problemáticas como habitação, saneamento ambiental, programas urbanas, trânsito e transporte.
[caption id="attachment_514960" align="alignleft" width="300"] Maria Clara indicou alguns avanços já alcançados nos últimos três anos. Foto: Gesiane Medeiros/CDP[/caption]
Maria Clara Scardini, diretora da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico (Fuphan) e presidente da Conferência, ressaltou alguns dos avanços sociais, de mobilidade e habitacionais já conquistados ao longo dos três anos de gestão, como a implantação de uma nova frota de ônibus de qualidade, ativação do Conselho da Cidade, criação do programa Terreno Legal - regularização fundiária para quem mora por mais de 10 anos em terra sem documentação, criação do maior programa habitacional da cidade, onde ainda este ano será entregue mais de mil unidades, entre outros.
Paulo Duarte destacou a importância do envolvimento da população no processo de planejamento, “vivemos um momento no país em que há uma cobrança muito grande por parte da sociedade, só que essa cobrança tem que ir além, deve ter a participação efetiva do cidadão, a 6° Conferência serve para que a população diga qual a Corumbá que espera para o futuro”.
Na ocasião, também foi apresentado o Plano de Mobilidade Urbana e Rural da cidade, com um diagnóstico e metas a serem cumpridas dentro dos próximos 15 anos. São ações que visão melhorias para o transporte coletivo, vias públicas, ciclovias entre outros.
Na manhã de hoje (13), a 6° Conferência tem continuidade também no Salomão Baruki, durante todo o dia, os participantes irão discutir temas importantes para o futuro da cidade, e eleger os delegados representantes do município que levarão as propostas para Campo Grande, na Conferência Estadual.