Corumbaenses aproveitam cada vez mais os espaços públicos para atividade física
6 ABR 2016 • POR Gesiane Medeiros • 08h50
[caption id="attachment_514553" align="aligncenter" width="1000"] Corumbá se torna uma cidade em movimento. Foto: Gesiane Medeiros/CDP[/caption]
No dia em que se celebra mundialmente a importância da atividade física (6 de abril), vale ressaltar o quanto o hábito dos corumbaenses está mudando. Logo cedo é fácil encontrar diversas pessoas aproveitando os espaços públicos para praticar algum tipo de esporte, caminhada, corrida na areia, ou uma das modalidades, orientadas por profissionais, oferecidas gratuitamente pela prefeitura do município, como hidroginástica, aeróbica, dança, futebol para as crianças entre outras.
As praças são hoje grandes pontos de encontro para os esportistas amadores da cidade. São onde eles vão geralmente cedo da manhã e à noite com o objetivo de não deixar o corpo parado. Os benefícios para quem opta em iniciar uma atividade são diversos, profissionais da educação física apontam melhorias como fortalecimento dos ossos e articulações, regulação do peso, redução da pressão arterial, auxilio no combate a diabetes e colesterol, melhora da qualidade do dormir e mais disposição.
Na cidade, o Programa Corumbá Saudável, oferece aulas de hidroginástica, ginástica e dança para pessoas que tenham propensão ou existência de doenças e agravos não transmissíveis, como obesidade, hipertensão, diabetes, tabagismo, entre outras. Já, para os que querem manter a forma e não estão matriculados no programa, tem a opção de do Corumbá verão, que presenteia a comunidade e os amantes do esporte com aulas de ginástica no Poliesportivo (segundas e quartas), e na Praça CEU (terças e quintas), sempre às 19h. Quem quiser sair do sedentarismo é só colocar uma roupa leve e chegar ao local e horário citado.
Para os mais engajados e já praticantes por algum tempo, tem o Circuito Corumbá de Corrida de Rua, o ciclismo, o Grand Slam de Xadrez e Tênis de Mesa, a nova roupagem dos Jogos Escolares Corumbaenses. A Fundação de Esporte de Corumbá apoia ainda eventos de lutas, campeonatos amadores de futebol (bairros, feminino, máster e categorias de base), o resgate do futebol profissional (Corumbaense Futebol Clube) e o Pantanal Extremo que apresenta a prática esportiva atrelada ao cenário magnifico do Pantanal.
Leidiane Santos é assistente social e faz atividade no Poliesportivo da Porto Carreiro há cinco meses, “faço caminhadas tanto na pista de corrida como na quadra de areia, e já sinto uma grande melhora em minha qualidade de vida. Meu dia é muito sedentário, trabalho a maior parte do tempo sentada e com a prática da atividade física sinto meu corpo com mais ânimo”, afirmou para o Capital do Pantanal.