Ladário promove fórum com foco em diagnóstico cultural da cidade
29 MAR 2016 • POR Redação • 12h21
[caption id="attachment_514036" align="aligncenter" width="900"] Festa da padroeira da cidade é apontada como uma das mais populares do município. Foto: Divulgação/PML[/caption]
Os dias 29 e 30 de março (terça e quarta-feira) serão de planejamento cultural para a cidade de Ladário. A Fundação de Cultura realiza nestes dias o Fórum de Cultura, com participação de toda a classe artística da cidade. O objetivo do encontro é apresentar o Diagnóstico Cultural do município, através da Comissão Executiva composta por membros do Conselho de Cultura e da Fundação, a fim de criar base para os fóruns e posteriormente para a elaboração do Plano Municipal de Cultura.
De acordo com a diretora-presidente da Fundação de Cultura Wanessa Rodrigues, o diagnóstico a ser apresentado vem sendo feito desde o ano passado, e que a partir de agora, será apresentado à classe artística da região, para que juntos, possam colaborar com ações a serem realizadas, até se chegar à conclusão do Plano Municipal de Cultura.
“As discussões não podem ser individual, temos que pensar no coletivo. Esse será só mais um passo a ser percorrido. Mas sabemos que, com o plano em mãos e aprovado pelo Executivo e Legislativo, assim, como a classe artística, quem ganha é o município. Ele traz todas as diretrizes para o desenvolvimento da cultura no município para os próximos 10 anos, sendo um documento de gestão cultural, estando alinhado ao Plano Nacional de Cultura”, explicou Wanessa.
Ainda conforme ela, uma vez concluído, o Plano Municipal de Cultura será importante na questão de institucionalizar o Calendário de Eventos de Ladário, garantindo desta forma, as manifestações culturais dos ladarenses, como a festa da Padroeira, São João Pantaneiro, Festa do Peixe e até mesmo o Carnaval, que tem uma importância para a cidade, por apresentar um dos melhores do Estado.
“Além disso, queremos garantir também as memórias, histórias, ou seja, os direitos culturais da população, como também a criação de um arquivo municipal, contendo todas essas lembranças dentro da nossa Pérola do Pantanal. O Plano Municipal de Cultura será um instrumento de legalidade para apoiar a cultura de Ladário”, frisou Rodrigues.
Outro ponto positivo do plano, além de nortear todas as atividades culturais do município, é fazer com que a cena cultural da cidade ganhe mais visibilidade, alinhando a politica cultural de Ladário, com as do Estado e do governo federal, viabilizando a liberação de recursos para o município, o que será importante futuramente para que todas essas ideias possam ser elaboradas.